MAMINHA DE NOVILHO
É considerado um corte nobre, chegam a chamar-lhe rainha do churrasco, é retirada do traseiro, mais concretamente da alcatra que fica entre o lombo e a coxa do animal.
É uma carne muito macia, corte triangular semelhante á picanha, mas tem uma capa exterior de gordura inferior á da picanha, no entanto a peça é mais gorda pois tem mais infiltração intra-muscular, conferindo-lhe uma excelente textura e sabor.
MODOS DE PREPARAÇÃO
Grelhada na brasa é na minha opinião a melhor forma de preparar, eu gosto bem fininha e mal passada, sal é o único tempero que uso, pode ser colocado antes ou apenas no final de grelhada por cima, talvez flor de sal seja neste caso a melhor opção.
Outra maneira de preparar é no forno inteira, eu gosto de previamente selar a peça numa chapa para manter todos os sucos no interior da carne, depois fazer uma pasta com alho, massa de alho, sal e pimenta, barrar a maminha e lavar ao forno para aí 45 minutos a 180°. Se passado este tempo estiver muito mal passada dar mais uns minutinhos para levar ao ponto desejado. Mais uma vez laminar bem fino e servir de imediato. Também se pode deixar arrefecer e servir como carne fria.
ACOMPANHAMENTOS
Se é grelhada os tradicionais acompanhamentos de churrasco são para mim a melhor opção; batata frita palitada, arroz branco, feijão preto, farinha de mandioca frita, caldo verde frito, abacaxi assado, banana frita, saladas, etc.
Se é assada no forno, acho que umas batatas igualmente de forno em gomos são igualmente uma opção acertada e se lhe juntarmos uns grelos salteados eu diria que é um casamento perfeito.
Estas são sugestões de opções de acompanhamento, mas as possibilidades são muitas mais consoante o gosto e criatividade de cada um, diversos tipos de receitas de arroz, frutas, legumes salteados ou em saladas, purés, etc...
VALOR DUMA REFEIÇÃO COM MAMINHA
A maminha tem sempre um custo/ valor abaixo do da picanha sendo portanto uma opção a ter em conta quando o factor mais importante for o peso do custo da refeição; como há maminhas de diversas origens, espécies e raças de animais que por sua vez também têm processos de produção, alimentação e estilo de vida completamente diferentes, também o valor kg da carne será muito diversificado em função da qualidade da carne.
As melhores maminhas provêm de animais como wagyu ou black angus da Austrália; também são de excelência se a origem for de paises da América do Sul dependento do tipo de alimentação e da espécie animal. Maminhas com origem em países africanos também são de muito boa qualidade.
Não quero dizer que não existem maminhas de animais europeus que não possam ser boas, mas geralmente são as menos valorizadas e que também menos se encontram porque não sendo de excelência os talhantes nem sempre a separam e vendem as alcatras inteiras sobretudo por uma questão de estratégia comercial.
Querem maravilhar o palato com uma excelente maminha? Quer saber mais sobre custos, capitações, varidades?
Fácil, fale comigo, terei todo o gosto em ser útil.
Comentários
Enviar um comentário