198. Sobrou arroz, como reaproveitar?

 


O arroz é usual gerar sobras na restauração, sobretudo arroz branco, mas que outra vida se pode dar-lhe para além dum simples arroz branco? 

Eu diria que são diversas as utilizações que lhe podemos dar, desde logo em sopa, pode ser usado inteiro ou juntar aos legumes que se levam a triturar e servir de base a sopas. 

Outra utilização é ser parte dum empadão de arroz quer seja com carne, peixe, mariscos ou até mesmo legumes. 

E se se fizer uns bolinhos de arroz e frango? É uma ideia interessante, eu já fiz uma vez com queijo e fiambre, cortei uns cubos pequeninos de fiambre e queijo ralado, amassei tudo e fiz umas bolinhas que posteriormente foram ao forno.

Sobras de arroz branco podem também ser incluídas num salteado de legumes, acho que casa muito bem sendo uma excelente ideia.

Colocar o arroz num tabuleiro com cubos de batata doce cosida, cubos de nabo cosido, azeitonas sem caroço, pedaços de cenoura cosida e de pepino cru, dá um excelente acompanhamento para carne ou peixe.

E se fôr para fazer a base duma pizza? Pois é fica top. 2 canecas arroz cosido, 3 ou 4 colheres de farinha, 1 ovo inteiro, 1 colher de sopa de queijo fresco, sal qb. Meter num robot misturador, espalhar bem como base dum prato barro e levar ao forno até cozer     (cerca 15 minutos); posteriormente espalhar massa tomate, fatias queijo mozzarella, rodelas de tomate, azeitonas verdes sem caroço, orégãos secos, levar novamente ao forno para derreter o queijo...e temos uma pizza top.

Bolinhas de arroz com queijo e mel; fazer umas bolas com arroz e espalmar, colocar no meio um pedaço de mel e queijo creme, envolver de forma a que o mel e o queijo fiquem no meio, fazer bolas que vão a fritar.

Podem ser muitas mais:

Torta arroz, arroz cremoso no forno, chuchu recheado com arroz, caril e leite de côco, nhoque de arroz, panqueca de arroz, suflê de arroz, puré de arroz e batata, bolinhos de arroz e batata, rechear pato, frango, galo  ou outra ave, etc, etc...

Se precisar de ajuda com alguma das receitas e opções que referi não deixe de falar comigo, que terei imensa vontade de ajudar. No poupar é que está o ganho.




Comentários