Cogumelos (de preferência selvagens)
Do ponto de vista nutricional os cogumelos (especialmente os selvagens) são absolutamente extraordinários, devido á quantidade de vitaminas e nutrientes que contêm em si, que foram retirar à mãe natureza e que tão ricos são para nos ajudar no equilíbrio e saúde humana; são mesmo a única fonte alimentar de origem não animal capaz de nos fornecer vitamina D.
Do ponto de vista calórico são muito pobres em gordura e muito ricos em potássio, combinação perfeita para manter e ajudar numa dieta equilibrada e redução de peso corporal quando associados a outros bons hábitos alimentares.
Os cogumelos "casam bem" com muitas realidades, podendo ser iguaria principal, acompanhamento, podem ser o molho, a sopa, a entrada, o aperitivo, o petisco, o recheio de crepes, rissois, empadas, folhados, etc, podem ser o conforto entre refeições principais, podem ser tapa, podem ser sobremesa, podem ser o batido, o componente de saladas e salteados, parte da quiche ou tarte, etc...etc...
Para mim, na minha opinião talvez seja o alimento mais importante e equilibrado que faz parte da nossa roda dos alimentes e pode e deve dar asas a usos e abusos, porque as suas características assim o permitem.
Há muitas realidades de cogumelos, mas em termos nutricionais, de sabor e qualidade os melhores são os cogumelos selvagens que há disponíveis o ano inteiro em congelados. Eu gosto especialmente salteados, muito pouco cozinhados e depois combinados com qualquer coisa que nem ouso especificar aqui porque a combinação é com praticamente todos os outros alimentos existentes, o que mais vale na equação é a melhor criatividade.
Comentários
Enviar um comentário