FILETES DE SALMÃO
Os filetes de Salmão do Oceano pacífico e do oceano Atlântico são disso um forte exemplo.
NÃO É SÓ O PREÇO QUE OS DESTINGUE
Para além de virem de proveniências completamente distintas, de temperaturas do mar igualmente diferentes, a qualidade tem diferenças abismais.
FILETE DE SALMÃO DO PACÍFICO
É o mais comum de encontrar por aí, é mais utilizado em cozinhas coletivas, mas também na hotelaria, e eu diria que é o mais comum pelo factor preço, pois é comercializado por valores inferiores ao do Atlântico.
Logo á partida há um detalhe que quem compra não verifica com rigor que é a percentagem de vidragem (gêlo contido no produto), pois o Filete de salmão do pacífico em qualquer que seja a marca ou produtor traz uma vidragem considerável (entre 20% a 30%) o que leva a que o preço seja superior ao que aparenta. SE COMPRA HABITUALMENTE ESTE PRODUTO VERIFIQUE BEM QUAL A PERCENTAGEM DE VIDRAGEM E FAÇA BEM A CONTA AO QUE LHE CUSTA. (Se precisar de ajuda a esclarecer disponha). Na confecção este produto também quebra (diminui / encolhe) um pouco mais.
No que diz respeito á qualidade também é incomparável, este filete tem uma consistência mais mole, tem uma cor mais alaranjada, é normalmente mais pequeno, e no sabor destingue-se a milhas.
A empresa que represento vende como é claro este produto, mas na minha opinião pessoal não é o produto que mais aprecio.
FILETE DE SALMÃO DO ATLÂNTICO
Não é tão comum de encontrar, há menos empresas a optarem por comercializar este filete porque é mais caro e só o valoriza quem tem a capacidade de perceber a diferença na qualidade.
No que toca a vidragem, logo aí é diferente pois habitualmente estes filetes não têm qualquer massa de vidragem, logo o preço será mais real e sem surpresas.
Pensando na qualidade este salmão vem das águas frias do Atlântico Norte (Noruega), o peixe é maior, com uma melhor consistência e textura, cor mais rosada e no sabor a excelência. Este filete quebra menos na confecção.
ESCOLHA ACERTADA
Para cozinhas coletivas, para grupos em que o valor pesa consideravelmente, eu percebo que a opção apesar de tudo seja pelo filete de salmão do pacífico; mas se puder optar por qualidade, opte pelo filete de salmão do Atlântico. No prato apresentará um produto diferenciado, com melhor qualidade e no final das contas bem feitas entre as quebras devido á vidragem, e a quebra natural do produto na confecção, existirão diferenças de preço entre os dois produtos, mas não são assim tão acentuadas.
Pedro.albuquerque@gelcentro.pt
Comentários
Enviar um comentário