TIRAS DE ENTRECOSTO
Há poucos anos atrás as tiras de entrecosto eram muito baratas porque por essa Europa fora o consumo de carne com osso era muito reduzida, resultando em excesso de produção e stocks deste sub-produto, uma vez que o mais valorizado no porco era a carne limpa.
Os portugueses sempre foram criativos a inventar receitas e a consumir produtos que para outros eram de baixo valor, as tiras de entrecosto são um desses exemplos.
Eu acho que toda a gente gosta de tiras de entrecosto de alguma forma, ou grelhado na brasa, ou no forno com molho barbecue, ou cozido apenas em água e sal, em receitas simples ou mais elaboradas, mas é sempre uma opção agradável.
Já são ex-líbris das churrasqueiras, são opção forte nas casas de grelhados, facilmente aparecem nas grelhadas mistas, em receitas tradicionais como por exemplo no cozido á portuguesa e até em cadeias de restaurantes internacionais como por exemplo no "Outback" uma cadeia de restaurantes brasileira e que já tem franchising deste lado do oceano, neste caso falamos dum entrecosto com um molho barbecue ligeiramente adocicado (leva mel na preparação).
TIPOS DE TIRAS DE ENTRECOSTO.
O que varia neste caso é o tamanho e a percentagem de carne que tem agarrada ao osso. Há quem goste duma tira grande e mais carnuda, especialmente as churrasqueiras que vendem a peso, quanto maior fôr a tira, mais faturam, logo neste tipo de casas é esse o factor que mais influencia a compra.
Por outro lado os restaurantes que servem tira á dose preferem as mais pequenas também por razões económicas, tira mais pequena, menos peso no prato, melhor rendibilidade.
Depois há ainda quem tenha preferência por tiras de entrecosto específicas. Um bom equilíbrio de peso, bom equilíbrio de carne, nem demais nem de menos, e é aqui que entram determinadas tiras de entrecosto (marcas). Há que saber escolher, há que ter capacidade de compra em quantidade para conseguir estar no mercado com preços competitivos nas tiras mais procuradas.
De tanto falar nas tiras de entrecosto, até me abriu o apetite para umas fantásticas tiras de entrecosto na brasa...vou pensar nisso.
pedro.albuquerque@gelcentro.pt
Comentários
Enviar um comentário