Esta e outras opções / sugestões em: Tribopedroalbuquerque.blogspot.com
2024 foi um muito mau ano de lulas, menos quantidades de qualquer que seja a origem, muito mais caras que o habitual, nada que não seja normal (diminui a oferta, aumenta a procura, aumenta o preço).
As regiões mais características em pratos com lulas são junto á costa, ainda este fim de semana descobri que o prato mais característico nos restaurantes na zona do Furadouro (Ovar), são lulas grelhadas, cada um afirma ter as melhores lulas grelhadas, acredito que cada um terá o seu cunho pessoal na sua receita e cada qual terá uma receita fantástica.
Um pouco mais a sul na região onde tenho andado ultimamente (oeste) também as lulas grelhadas são uma receita muito apreciada, normalmente por estas bandas as lulas mais usadas são maiores que as usadas mais a norte (não deixa de ser curioso pois com o polvo passa-se exatamente o oposto, a norte polvos maiores), mas voltando às lulas pelo oeste é mais usual utilizar lulas maiores, daí a baixa de consumo este ano, menos oferta, preço mais elevado, menor procura.
Mas então porquê este post de lulinhas pequenas?
Precisamente porque acho que no oeste se fechou em demasia apenas ás lulas médias e grandes a opção para ter este prato nos cardápios, mas acho que deveriam abrir horizontes para as lulinhas pequenas porque as há em maior quantidade, porque são mais económicas e porque na verdade são uma excelente opção.
Talvez possam dar em alguns casos um pouco mais de trabalho a preparar, mas depois de confecionadas são a excelência na textura, na apresentação e no sabor. Ainda esta semana em Espinho pude degustar as lulinhas pequenas grelhadas na chapa com batatas a murro e tiras de pimento. Estava delicioso. O restaurante estava cheio e era o prato mais solicitado nesse dia e não vi ninguém com aspeto de desolado ou que não tenha apreciado. O tamanho pequeno das lulas apresentadas funcionou perfeitamente pela positiva.
Receitas com lulinhas pequenas.
Desde logo grelhadas, mas podem ser no forno, fritas, salteadas, em arroz de lulas, empadão de lulilnhas, sopa de lulinhas, caldeirada de lulinhas, massinha de lulas, etc...
São imensas as possibilidades, um destes dias vou fazer cá por casa nalguma ocasião especial ou nalgum dia que tenha visitas para jantar uma receita qualquer com lulinhas pequenas.
Alargar horizontes a produtos diferentes é o ADN da gastronomia tradicional portuguesa.
Comentários
Enviar um comentário