A minha "REVIEW" sobre carne de pato.
Esta e outras "REVIEWS" em Tribopedroalbuquerque.blogspot.com
O PATO
O PATO NA SAÚDE
O consumo de carne de pato traz benefícios á saúde, apesar de escura é uma carne branca, se consumida sem pele tem até menos teor de gordura que o frango. É una fonte rica em proteínas, vitaminas do complexo B e também ferro. É uma carne de textura e sabor único, nutritiva, possui uma grande quantidade de minerais que nos auxiliam na saúde fisica e mental e nos ajudam a controlar o sistema nervoso. Esta carne é repleta de micronutrientes essenciais como o potássio, é uma carne excelente para melhorar a saúde muscular e reparação dos tecidos.
PATO É ECONÓMICO:
Tal como o frango o pato permite diversas receitas e se fôr preparado duma forma racinal pode ser uma alternativa económica. Assado no forno cortado e colocado a marinar, desta forma é uma dessas receitas económicas, pode inclusivé levar uma cozedura prévia e aproveitar-se a agua dessa cozedura para fazer um delicioso arroz para acompanhar. Há inumeras receitas com pato que podem ser bastante económicas.
PATO ESPECIALIDADES:
Receitas famosas e deliciosas de pato como "perna confitada" (que existe para comercializar já confitada), mas existe também apenas a perna para assar ou confitar a gosto, para esse efeito tem também disponivel a gordura de pato. Para um delicioso "magré de pato" grelhado também apelidado de "picanha de pato" tem a possibilidade de comprar apenas o peito do pato. Para o famoso "arroz de pato desfiado" tem disponível pato desfiado em balde e com a calda necessária para a preparação da receita.
ACOMPANHAMENTOS PARA PATO:
Desde logo arroz em muitas variações possiveis, mais seco como no pato escondido ou mais corridinho com os miúdos do pato. Batatas no forno ligam sempre bem, a laranja é já um famoso acompanhamento, mas podem ligar bem outras frutas como meloa, kiwi, uvas, etc... no que toca a legumes, grelos caem bem, couves salteadas também, não me soa mal um puré de castanhas, mas porque não as famosas batatas fritas se fôr pato assado no forno. Com um magré legumes salteados casam bem, uma salada rica com com figos frescos ou secos, toque de mel ou agridoce...muitas são as possibilidades de acompanhamento e esta permite muita criatividade e iniciativa.
CUSTOS COM PATO:
Eu diria que nas versões mais económicas podemos ter receitas de pato por pouco mais que 1Euro custo dose da proteína por pessoa, no entanto se formos para especialidades a receita pode encarecer um pouco mais, pois utilizam-se partes específicas que separadamente têm o seu valor, como por exemplo o magré de pato, mas mesmo assim pouco ultrapassará os 2Euros o custo dose da proteína numa receita com este ingrediente.
Eu diria que se podem preparar receitas fantásticas mais económicas ou de charme com carne de pato e fazer um brilharete.
CONCLUSÃO:
Cada vez mais apreciado pelo mundo, a carne de pato é uma excelente opção para qualquer cardápio, pode ser opção desde a raiz (pato inteiro), mas pode já estar mais separado por partes (peito ou perna) ou ainda mais pré-preparado (pernas confitadas, ou desfiado)...será sempre uma opção a ter em conta, pela qualidade, pela variedade e versatilidade e ainda pelos benefícios que traz á nossa saúde...
Como pato, pense nisto.
Comentários
Enviar um comentário