PEIXE GALO " REVIEW"
PEIXE GALO:
É um peixe de carne branca e firme. É uma excelente opção em filete e na minha opinião é um dos peixes que mais aprecio especialmente devido á sua textura.
É um peixe achatado que tem uma mancha escura em ambos os lados e é encontrado no Atlântico Nordeste, Arquipélagos da Madeira e dos Açores e Mar Mediterrâneo, onde habita águas junto ao fundo marinho desde a costa até aos 400 m.
Alimenta-se de outros peixes e por vezes de lulas e chocos. Reproduz-se no fim do Inverno e início da Primavera.
É pescado com redes de emalhar e com palangre de fundo.
FILETE DE PEIXE GALO:
Como já referi é um peixe branco com uma textura excepcional, sua carne é firme e sem espinhas, um dos melhores filetes para dar a crianças até porque é um peixe selvagem e como referi, sem espinhas.
É muito boa opção para fazer no forno, numa cama de legumes, por exemplo cebola ou alho francês. Eu já experimentei fazer no forno já cortado em tiras e numa cama de curjetes laminadas ás rodelas, ficou excelente.
PEIXE GALO CORTADO Á POSTA E FRITO:
Lembra-me logo de peixes do rio fritos á posta como fataça, sável, etc... este peixe cortado á posta, fritinho com sumo de limão por cima é divinal, fica estaladiço, uma delicia.
Como acompanhamento lembro-me desde logo duma bela, rica e variada salada, mas também casa bem com açorda de ovas, broa frita, arroz de tomate, arroz de grelos, batata doce assada, purés, algumas frutas, etc.
CAPITAÇÃO:
Em filete eu diria que por dose se poderá partir do custo aproximado de 2,00€; em posta o custo não deve variar muito, pois o peixe inteiro tem valor inferior, mas também teremos de contabilizar a transformação e a quebra da retirada da dabeça do peixe.
Custo de 2,00€ aproximado por dose acho que é perfeitamente enquadrável em diversas realidades da restauração, e num peixe de excelência como o é, permite explorar boas margens e ideias muito criativas.
Comentários
Enviar um comentário