Caldeirada de bacalhau.
Na história da gastronomia por todo mundo, e com muitos casos demonstrativos na gastronomia portuguesa, os povos sempre tiveram necessidade, arte e engenho para criar boas receitas com produtos menos nobres.
Eu até não diria que a caldeirada é um produto menos nobre do bacalhau, pois deriva de produto de primeira qualidade, apenas resultante de cortes mais nobres como por exemplo lombos, sendo o que sobra cortado em pedaços mais pequenos.
Para mim a ideia de ser menos nobre é quando o produto tem menor tempo de cura ou de matéria prima de inferior qualidade o que não é nesta referência o caso.
A caldeirada de bacalhau da Riberalves é excelente para criar receitas saborosas por um valor mais baixo, algo muito necessário nos tempos actuais por que passamos, que é um tempo de custos elevados em muitas coisas das nossas vidas e que nos transporta para ajustes e poupanças de forma a equilibrar melhor orçamentos.
Sugestão de receita:
2kg farinha trigo
2kg de caldeirada de bacalhau
Dentes de alho
Água
Sal
Azeite
Fermento padeiro
Cozer mal cozido por poucos minutos apenas em água e dentes de alho a caldeirada, reservar de seguida o peixe e os dentes de alho cozidos.
Aproveitar a água para amassar a farinha com o fermento e sal, deixando depois a massa levedar algumas horas.
Depois de levedar cortar a massa em 4 partes e rechear cada uma das partes com 1/4 do bacalhau cozido e os alhos esmagados, temperando no interior com um fio de azeite, levando depois ao forno a 200° a cozer.
O resultado será um pão recheado com bacalhau ou podemos também chamar-lhe uma bôla de bacalhau que pode servir para entradas, como prato principal sendo cortada em fatias e acompanhada de pimentos grelhados e saladas, como parte integrante duma mesa de comidas frias num buffet, como tapa, etc...
O melhor dos segredos da gastronomia não é preparar receitas de excelência com os melhores dos produtos pois isso é fácil e óbvio;
As melhores de todas as criações é ser capaz de criar receitas que se tornem referência com produtos que não são "a nata" dos produtos...a caldeirada é um dos produtos que se presta a estas criações... ouse arriscar e criar algo top.
Comentários
Enviar um comentário