Tomahawk! O corte de carne americano que é o astro dos churrascos. o Tomahawk garante belas fotos e um show a parte de sabor!
A história do nome do Tomahawk se origina nos Estados Unidos. “O tomahawk é um machado americano que os indígenas usavam há muitos anos no norte dos Estados Unidos. Desta forma, esse corte tem esse nome porque parece muito um machado. É uma carne grande, tem esse osso porque pega um pedaço de até 30 centímetros da costela, além do bife ancho”.
Quanto às características do corte, o tomahawk consiste numa parte da costela bovina e o bife ancho, e geralmente chega à mesa ainda muito preso ao osso, de 30 centímetros. A peça é grande, e a maioria dos estabelecimentos recomenda partilhar a peça entre duas a quatro pessoas.
Quando falamos de Ancho, Prime Rib e Tomahawk, muitos notam alguma semelhança e de fato ela existe. O bife Ancho também conhecido como ribeye nos Estados Unidos, filé de costela no Brasil e como cubroll nos países de origem inglesa. Este, trata-se de um corte sem ossos de origem argentina e significa “bife largo”, em português. O nome define bem como o corte deve ser consumido: bifes com espessura de 4cm ou no mínimo dois dedos.
Quando o Ancho traz o osso da costela junto, trata-se do corte nobre Prime Rib, como o nome diz: “costela de primeira” em português. Extraído entre a sexta e décima costela do boi, considerada como a parte mais macia e premium da costela.
Assim como o Ancho, o Prime Rib também recebe diferentes nomes, na Itália é conhecido como Constata, na Espanha Chuletón e em alguns lugares é considerado como ribeye cowboy steak, ainda, Filé de Costela com osso ou Ancho com osso.
Por fim, quando esse osso é mais longo e aproxima-se dos 30cm passa a ser chamado de Tomahawk! Como resultado de serem dois cortes diferentes no mesmo prato, resulta num marmoreio melhor, uma carne macia, saborosa, com porcentual de gordura não muito exagerado.
Comentários
Enviar um comentário