Curiosidades sobre o Prego no pão ou no prato.
Conhece a origem desta famosa receita portuguesa? Sabe porque se chama prego?
O que é um prego?
Ora bem, um prego no pão ou no prato é uma fatia fina de carne de vaca frita ou grelhada e é temperada com mostarda ou molho picante. Se servido no prato acompanha com batata frita, arroz e salada, com ovo estrelado "a cavalo" como se diz na gíria.
Vem dos finais do Séc XlX a sua invenção e teve original em Sintra, mais propriamente na praia das maçãs onde um Sr de nome Manuel Dias Prego iniciou um negócio de comes e bebes, onde servia vinhos de Colares, para acompanhar fatias de carne de vitela, fritas ou assadas, acondicionadas em saboroso pão proveniente de fornos das redondezas. O negócio prosperou, dada a fama que as "bifanas do prego" granjearam.
O petisco entrou no vocábulo da gíria popular no princípio do século XX, com designação simplesmente, "prego" em memória do "criador" do pitéu.
O termo bitoque de porco surgiu posteriormente pouco antes do ano 2000 quando surgiu a doença das vacas loucas e com a redução do consumo de carne de vaca, expandiu-se o consumo da carne de suíno e proliferou o termo "bitoque"
Mais recentemente as tendências têm-se alterado e o bolo do caco é moda no que toca a pregos, bifanas e bitoques, a apresentação também aparece cada vez mais apelativa e original.
Vai um prego ou um bitoque? Quem quer? Quem paga?
Tenham um bom fim de semana.
Comentários
Enviar um comentário