248. Pinchos

 

Pinchos, pintxos ou pinchus.
O nome vem da palavra " pinchar" que significa picar, é um pequeno lanche servido originalmente no norte de espanha, em especial no país basco. Á partida pode até ser confundido com as tapas, mas na verdade é diferente, pois os pinchos são servidos em cima de rodelas de pão, o que não acontece sempre com as tapas.
Os pinchos não são habitué entre nós portugueses, no entanto o mundo hoje é global e se apreciam por lá (norte espanha), de certeza que se aparecer como opção por aqui também será opção viável.

O país basco há muito que reclama independência, criou até uma lingua ou dialeto diferente, também na gastronomia se assumem como diferentes e os pinchos ou pintxos como lhes chamam são as suas tapas na hora de petiscar.

Um pincho delicioso que deixo como ideia ou opção é o pincho de cogumelos e camarão:

Retira-se o pé aos cogumelos brancos, grelham-se numa chapa.
Frita-se o miolo de camarão com azeite, manteiga, algo, sal, piri-piri, e adiciona-se os pés dos cogumelos cortados em pedaços, retiram-se os camarões e tritura-se ou esmaga-se o que fica.
Recheiam-se os cogumelos com o preparado e coloca-se um miolo de camarão por cima em cada cogumelo. Faz-se uma espetada com 3 cogumelos sobrepostos e espeta-se muna fatia de pão; ( o pão ideal é a baguete, mas pode ser outro).

Vá lá toca a criar os seus pinchos.


Comentários