207. Corta-sabores


 Quando embarcamos em grandes banquetes, quer sejam mais formais ou informais, ao almoço ou ao jantar, quase sempre embarcamos numa mistura de sabores, aromas e texturas, que nos transportam a novas sensações, outras épocas, e até mesmo outras dimensões. Também no dia a dia, numa básica refeição muitas vezes fazemos "uma vaquinha" que é como dizer que partilhamos pratos. Eu e a minha esposa fazemo-lo diversas vezes pois é a melhor maneira de degustar e saborear mais que um prato numa mesma refeição e tendo assim sensações diferentes. Em qualquer que seja a experiência ou ocasião, algo bastante interessante é o facto de pelo meio encaixar um tira-sabores ou limpa palatos e, como o próprio nome diz tirar ou limpar o sabor anterior para melhor saborear o palato seguinte.

Mais vulgarmente todos conhecemos o tira sabores com sorvete de limão, mais artesanal, mais rústico e versátil, mas também em combinações frescas e criativas para chegarem ao objectivo da forma mais original possivel.

Combinações de limão com hortelã, tangerina com lima e moscatel, morango com mentol e pimenta rosa, baunilha, pó de chocolate negro, café e sumo de limão, etc, etc...Há um mundo enorme de possibilidades assim exista criatividade.

Ter sempre presente um corta sabores num cardápio muitas vezes até como oferta quando existe um serviço com mais que um prato ou até mesmo numa vaquinha  ou partilha de receitas é uma opção enriquecedora, que confere carisma e charme ao restaurante. Acha que o seu restaurante e os seus clientes merecem este mimo que por ser apenas corta sabores é de quantidade reduzida e por consequência de valor residual?

Quer ajuda e melhor informação sobre como criar um corta sabores para o seu estabelecimento? Fale comigo: pedro.albuquerque@gelcentro.pt; tlm 91 931 72 54

Comentários