199. Carnes de novilho o que é verdadeiramente bom? Muita coisa, mas saiba mesmo escolher...


Paixão por carne

É sempre muito discutível o que realmente é bom para bifes ou para grelhar quando falamos de carne de novilho, há opiniões diferenciadas quanto ao produto, corte, origem, maturação, fresca ou congelada, etc...mas há sinais e interpretações que não se podem deixar de fazer para chegar a uma opinião mais fundamentada.

Eu na minha opinião tenho umas ideias formadas que posso fundamentar em minha defesa e da minha opinião, não é nenhuma certeza absoluta, mas tem como grau de probabilidade uma margem enorme. Na minha vida profissional quando procuro por carnes para bifes aos meus clientes vem muitas vezes á baila uma frase "eu gasto carne nacional, fresquinha, a melhor, a top, importada não presta, blá, blá, blá..." mas será realmente assim? Bem eu ponho muitas vezes em causa que esta afirmação seja uma verdade verdadinha,e de certeza os fundamentos que apresento levam a opiniões diferenciadas, mas há evidências impossíveis de não constatar.

Na carne nacional há cortes diferenciados e origens que fazem uma enorme diferença, mas uma vulgar carne de novilho fresca do talho, que não é sempre da mesma raça, que provém de produtores e regiões diferentes, métodos produtivos e alimentação diferentes, muitas das vezes pode até ser tenra, mas pouco mais que isso, falta sabor, textura, apelativa á vista e sobretudo alma de carne...se é assim tão boa porque razão não está o restaurante cheio de clientes que vão á procura desse bife tão "especial"? Sabem porque não? Porque na realidade esse bife só é especial na cabeça de quem o vende e não de quem o compra.

Todos nós, em todas as regiões conhecemos uma ou outra casa referenciada pela qualidade da carne, em que os clientes fazem fila para entrar ou até mesmo a lista de reservas está sempre praticamente completa. Estas casas que carne trabalham? Quase 100% eu diria carnes de top, marmoreadas ou maturadas, países da América do Sul, Austrália, Estados Unidos, Japão, algumas também europeias onde até incluo algumas nacionais mas que são de raças específicas e certificadas como mirandesa, arouquesa, mertolenga, marinhoa, etc.

Um destes dias falei com um possivel cliente sobre carnes black angus Austrália, carne que admiro eu e muitos adeptos por esse mundo fora, o cliente disse que isso não prestava para nada que o bife dele de carne fresca do talho era top, citando o cliente..."o melhor bife de Portugal" ...pus pernas ao caminho e apareci para provar esse "melhor bife de Portugal"...restaurante vazio, fui bem atendido, pedi o bife, salada e umas batatas (eram fritas de batata fresca mas não eram especiais) e procurei encontrar o melhor do bife... estava bom qb, a carne de bife do lombo era tenra, mas na minha opinião não tinha magia, veio com um molho tipo demiglace e alho, pouco sal, estava selado e mal passado como pedi mas o tipo de molho era dispensável, a carne deveria ser grelhada, sal e no caso de ter um molho, deveria ser um molho cervejeira ou manteiga, mais suave e menos agressivo, que não se evidenciasse mais que a carne. Sinceramente não me convenceu, e não é apenas a mim que não convenceu é também aos clientes em geral, pois como referi a casa esteve literalmente vazia nessa refeição; paguei cerca de 20.00€ pela mesma com água e sem sobremesa, seria um valor justo ou até baixo para um produto top e diferenciado, para o produto em questão não justificou o custo, nem sequer a experiência foi algo surpreendente e atrativa... e perguntou-me, regressaria? Talvez procurando dar outra oportunidade de encontrar algo mágico, algum encanto.

A principal mensagem que quero passar com este post é que por favor possa dar oportunidade a produtos ddiferenciados, com qualidade mesmo que um pouco mais caros, pois se tem que cobrar um pouco mais ao cliente que cobre mas que apresente um produto irrepreensível que lhe cause uma experiência degustativa e mesmo até noutros sentidos que o leve a outras dimensões e a desejar voltar. A carne de novilho é algo muito apreciada por amantes de carne e não serve qualquer coisa.

É preferível um pequeno bife de qualidade top, que um bife "roda de camioneta" e de qualidade vulgar...

Pense nisso.

Comentários