196. Caril para mim é melancolia.


 Sou por natureza bom garfo, estou na profissão certa ou no sector certo, há sabores de que gosto verdadeiramente, alguns têm efeitos surpreendentes sobre nós, por diversas razões e no meu caso o caril é um desses produtos.

Há  uns anos, na minha adolescência tinha um amigo (já falecido) que apesar de ser português viveu com os seus pais (também já falecidos) em Moçambique, mais concretamente em Lourenço Marques hoje conhecida como Maputo. As migrações  favorecem os cruzamentos de tradições, algo que acontece com frequência no gastronomia, e do que vos venho falar é um exemplo.

Nos anos 80 era normal passar longos dias com esse meu amigo, inclusivé na hora de jantar e foram muitas as vezes que a mãe dele me ofereceu o jantar lá em casa. Confesso que adorava, a cozinha dessa sra tinha muitas tendências africanas, e haviam pratos com caril algo que sempre adorei e no caso dela receitas muito bem preparadas. Não sei esquecer uma receita muito usual na casa deles que era frango de caril com arroz de espigos. O frango tinha aquele molho de caril fantástico, com a especiaria presente com conta, peso e medida, algo a que me rendi apaixonadamente muitas vezes. A D. Lina ensinou a receita á minha mãe, a mesma ficava semelhante, mas há toques pessoais que não se conseguem fazer iguais.

Eu tenho um exemplo cá por casa, a minha esposa, não gosta de comer, liga pouco a comidas, mas cozinha maravilhosamente bem, com um toque pessoal que dificilmente o que cozinha não fica divinal. Aprendeu uma receita de caril esta semana com uma pessoa que também tem um bom dom para a cozinha, a Graça fez hoje ao jantar umas tiras de pota de caril para o nosso jantar, e o que vos posso dizer é que estou rendido, maravilhado e deliciado, simplesmente fabuloso o jantar que nos preparou, a receita é estranha nos ingredientes que ela utilizou, (entre outros, maçã e banana), mas talvez essa originalidade seja a chave do sucesso da mesma.

Lembro diversas receitas com caril, camarão, peixe, lulas, polvo, frango, receitas vegan, etc. Lembro em especial pelo menos 2 refeições da minha vida, de datas especificas em que esta especiaria esteve presente, marcando essas mesmas datas e fazendo a minha mente lembrar-se delas com melancolia, assim como lembrar a D.Lina e o Paulo.

Pensem no caril como alternativa viável, o caril tem um aroma único e acredito que há muitos apaixonados por esta maravilhosa especiaria.


Comentários