190. Cataplana, um utensílio com identidade


Cataplana



Há imensos acessórios de cozinha que caracterizam e representam a nossa gastronomia, sendo muitas vezes referência tanto para nós como também para quem nos visita, a cataplana é um desses utensílios.
A cataplana é um tacho côncavo, com duas partes iguais que se fecham entre si, e serve para cozinhar alimentos em especial mariscos e peixes, está muito associada ao Algarve e ao periodo da presença Árabe em Portugal, mas é utilizada um pouco por todo o país, mas quase sempre mais junto á costa.
A cataplana era primeiramente de cobre ou latão, mas hoje em dia já é de alumínio com um banho de cobre, apenas para lhe dar a côr característica.
A utilização da cataplana na restauração é como que uma forma de arte gastronómica, uma apresentação identitária duma cultura alimentar, algo característico que nos identifica positivamente.
Os pratos cozinhados na cataplana, são uma espécie de cozido a vapor, com ervas e condimentos que conferem melhor sabor aos alimentos que a compõem.
A cataplana não está associada a almoços rápidos, normalmente é uma receita social, um prato de degustar calmamente enquanto se sociabiliza e confraterniza com familiares e amigos.
Quando penso numa cataplana, penso imediatamente num almoço de verão numa praia qualquer por aí, olhando e observando o mar, desfrutando dos aromas e sabores presentes na receita, sabor a maresia, sabor a Portugal.
Na minha opinião a hipotese de servir algumas receitas na cataplana na restauração, é uma forma de enriquecimento do restaurante, de lhe criar uma imagem de charme e de qualidade.

Concorda comigo? Acha interessante e atrativa a ideia? Então faça esse esforço financeiro, adquira algumas cataplanas e acrescente qualidade e valor acrescentado ao seu serviço.

Comentários