188. Miolo de caracoleta para apaixonados de caracol

 



Em algumas regiões do nosso país são preparados algumas receitas características e muito apreciadas com miolo de caracoleta como jardineira de caracol, feijoada de caracol, guizado de caracol, etc. Eu, nas minhas lides profissionais acabei por vir a conhecer estes hábitos em especial a sul do ribatejo onde há algumas casas como tascas antigas que confeccionam regularmente  estes pratos e que são bastante apreciados.

Nem todas as pessoas gostam de caracóis, mas os caracois são um alimento saudável, que são constituídos por água, ricos em proteínas e pobres em gorduras, o que torna os caracóis um alimento nutritivo. A água é o principal constituinte do caracol. É, ainda, um alimento rico em proteínas e pobre em gorduras. Contém sais minerais, como magnésio, ferro, zinco e cobre que garantem a saúde do organismo. Quando comparado com outros moluscos, 100 gramas de caracóis fornecem 98 quilocalorias, menos 33 do que a mesma quantidade de amêijoa e menos 21 do que a de berbigão.

Há alguns restaurantes de gama média/alta que não dispensa ter no cardápio uma opção com miolo de caracoleta, em França é vulgar a sua utilização generalizada por toda a restauração.

Food cost:
Mas será uma receita de caracoleta cara? Eu vou tomar por base uma receita de feijoada de caracoleta, neste caso a receita no seu todo por dose deverá rondar os 2,50€, algo que me parece bastante acessível.

Quer experimentar uma receita com miolo de caracoleta? Fácil fale comigo que posso ajudar.


Comentários