184. Peixe alimado

Peixe alimado


Vem de longe e dos processos de conservação possíveis nos tempos em que não existia frio e congelação, a receita e técnica algarvia de alimar peixe. Mais que uma receita é uma identidade duma região e dum tempo, mas afinal o que é alimar peixe?

Alimar é salgar em camadas o peixe sem a cabeça e vísceras, manter nessa salga ou salmoura dum dia para o outro coberto no final com sal, (o peixe mais vulgar de se utilizar é o carapau, mas pode ser sardinha ou cavala). No dia seguinte lava-se em água  corrente o peixe e leva-se a cozer por 5 minutos. Seguidamente retira-se o peixe para água fria, retira-se a pele e espinhas exteriores, ficando apenas a espinha central.
Por fim, retira-se o peixe da água, tempera-se com azeite, alho laminado ou picado, coentros picados e acompanha-se com batatinhas cozidas e salada de tomate e cebola.

Eu sei que não é assim o original da receita mas eu acho interessante abrir o peixe ao meio, retirar a espinha e ficar apenas com os filetes; o peixe alimado mais usual é o carapau, mas eu gosto particularmente da cavala.

Food Cost:

Mais uma vez esta receita é bastante económica, ficando na totalidade abaixo de 2,00€ ou até com possibilidade de ser abaixo de 1,50€, portanto uma boa oportunidade para um prato com boa rentabilidade.

Nesta receita o peixe serve-se frio, sendo assim uma opção fantástica para a época de primavera e verão.

Comentários