179. Camarões Grelhados, quem aprecia?

                                                 Camarões grelhados, algo delicioso 

Quando pensamos em camarões grelhados pensamos para além dum simples alimento, pensamos em prazer gastronómico, sabor a mar, algo apaixonante, viciante, mas que embora não seja alimento de todos os dias, está sempre presente na mente de muitos de nós, e não perdemos uma boa oportunidade de nos deliciarmos com uns magníficos camarões grelhados.

Se o pensamento fôr uns camarões tigres, e como inevitavelmente o custo terá sempre de ser algo a ter em conta, a regularidade de consumo varia consideravelmente consoante as possibilidades de cada um de nós, muitas vezes apenas possivel em dias muito especiais ou de comemoração de algo especial.
Quando falo de camarões tigres falo de tamanhos como  2/4 ; 4/6 ; 6/8 ; 8/12, (o número corresponde ao número de unidades por kg).

Se reduzirmos o calibre dos camarões o custo reduz consideravelmente, permitindo então uma maior regularidade do seu consumo, e a restauração sobretudo ou mais junto á costa ou mais especializada em mariscos, consegue tê-los como oferta no cardápio, quer seja como entrada, petisco ou até mesmo como prato principal, sendo algo muito procurado pelos seus clientes. Neste caso penso em camarões 10/15; 10/20 ; 20/30 ou algo similar.

Como prato principal, podemos dizer que é uma refeição leve e saudável, que podem ser apresentados de diversas formas, inteiros ou abertos ao meio, em espetadas ou simplesmente bem expostos e ordenados numa travessa, tábua ou prato, normalmente são acompanhados de saladas variadas. Como petisco depende da gula de cada um, mas serão sempre uma deliciosa opção. Hoje em dia, aparecem muitas vezes apenas como complemento dum prato como por exemplo numa grelhada mista ou num terra e mar, neste caso como normalmente são em número reduzido por pessoa, ficam mais em conta no todo da refeição e são degustados com mais regularidade.

Outro factor a ter em conta sobretudo nos tamanhos inferiores, é a origem e a espécie dos camarões que se vão usar para grelhar, pois a qualidade tem influência no custo dos mesmos, se levada ao extremo como sendo os de Moçambique, Madagascar, o preço é mais elevado, se pensamos em algo mediano Senegal ou Tanzânia e sempre a pensar em camarões selvagens, teremos um custo mediano, mas se queremos algo mais económico podemos sempre pensar em camarões de aquicultura e de origens como Tailândia, India, Equador, Brasil, etc, pois há muitas opções disponíveis e com muito boa qualidade para esse fim. Há ainda uma outra opção que é o gambão Argentino, que é um camarão de textura um pouco mais mole, mas que por ser barato é muitas vezes opção nas mais variadas soluções.

FOOD COST:
Se é possível servir uns camarões grelhados por um custo baixo? Eu direi que sim, dependendo da definição de barato de cada um e em qual utilização se enquadra, mas é possível ter um camarão, uma unidade por um custo unitário de cerca de 0,50€, e neste caso qual é a sua opinião? 0,50€ um camarão grelhado, é caro ou barato? Claro que não me estou a referir a um camarão tigre, mas ainda assim a um camarão grandinho, (20/30 unidades por kg) e que para satisfazer a gula de certeza que serve como opção.

Diga lá que não ficou com apetite por uns deliciosos camarões grelhados?
Quer que ajude na escolha da melhor opção para o seu caso e do seu estabelecimento?
Estou á distância dum telefonema ou dum outro qualquer contacto.

Boas receitas, muitos sucessos.

Comentários