152. Saladas

 

Saladas

Se há alimentos que adoro e que são obrigatórios de repetir ao longo da semana são as saladas, que estão presentes muitos dias ao meu jantar.
Gosto de combinações ousadas, originais, coloridas, diversificadas, improváveis...mas sobretudo saborosas, e para isso há ervas e temperos que são quase imprescindíveis como coentros, limão, orégãos, alho e cebola, pimentas, etc.
Se há combinações fantásticas há outras que apesar de achar os ingredientes deliciosos, não as gosto de sentir todas misturadas, como por exemplo não considero agradável misturar o tomate numa salada que contém alface, pode ser uma maluquice minha mas a verdade é que não acho mesmo agradável. Não gosto do tomate com alface, mas adoro tomate com cebola ou com pepino... Também acho interessante os micro-vegetais, incluir flores ou pétalas numa salada. Frutos secos combinam magistralmente, frutas, pedaços de carne ou peixe em tamanho e porções reduzidas, miolos de marisco, algumas leguminosas, e alguns alimentos menos óbvios como por exemplo queijos ou enchidos. Numa boa salada não há limite para a originalidade e acho que na restauração as saladas têm um caminho enorme de evolução, pois as pessoas cada vez mais andam em busca de alimentos e alimentação saudável, temos de fugir ao nosso excessivo consumo de proteína animal, as saladas não as anulando, podem ajudar a diminuir drasticamente a gramagem dessas proteínas de origem animal.
As saladas quase sempre têm doses generosas de vegetais, sobretudo crus que as torna para além de saborosas bastante saudáveis, e se há cada vez mais vegetarianos a verdade é que até para quem não o é, essas receitas são cada vez mais desejadas, procuradas e atrativas. Por vezes um familiar vegetariano tem a capacidade de mobilizar toda a família para essas opções.
Sugerir receitas de saladas faria com que não mais eu saísse desta publicação pois o mundo é imenso e as possibilidades mais ainda, no entanto se precisarem de sugestões perguntem-me que não deixo de tentar ajudar, adaptando as receitas ao espaço, região e ambiente de cada caso.
Pedro Albuquerque    

Comentários