149. Mariscada para dias de especiais

 

Uma mariscada perfeita para dias de convívio e celebração.


Nós Portugueses não precisamos de motivos para estar á mesa, qualquer um serve, mas nos dias de convívio ou celebração, lá estamos nós, um petisco ou iguaria interessante, dois dedos de conversa, copos cheios, e o tempo passa nas conversas e momentos que nos ficam para a posteridade...
Uma mariscada para grande parte das pessoas é um "petisco perfeito" para dias especiais, para convívios de amigos ou família, pelo que é usual que apareça em muitos desses dias. Nas minhas reuniões de amigos ou familiares não pode ser diferente até porque como tem que ver com a minha atividade, gosto de preparar umas mariscadas tanto quanto gostam as pessoas de se deliciar com elas.
Normalmente não elaboro em demasia e até costumo preparar duma forma bem simples e fácil de preparar pois a mistura de aromas e sabores favorece o resultado final.

 Numa sauté generosa coloco camarões descongelados, mexilhão meia concha, búzios, lingueirão e ás vezes umas amêijoas, azeite e manteiga, alho laminado, massa de alho, sal, piri-piri, louro, grãos de pimenta, e frito tudo num lume forte. Lá mais para o final um toque de cerveja de preferência preta e limão, deixo ferver, retiro do lume, adiciono coentros picados, levo para a mesa diretamente na sauté esperando que todos gostem e desfrutem do momento.
Esta mariscada fica gulosa assim como o molho para quem quer ir molhando o pão...
A bebida cada qual decide, mas eu acho que encaixa bem com vinho verde ou com branco frisante.
Aproveitem a quadra e encaixem umas mariscadas nas vossas ementas de Natal e verão o sucesso que fazem. Boas Festas.


Comentários