Melhor Bacalhau de Natal
Consoante a região de Portugal a receita típica da noite de Natal varia, assim como varia na mesma região de família para familia, fruto da tradição, do hábito e gostos de cada um, mas talvez a receita mais escolhida nessa noite seja o tradicional bacalhau cozido com batatas, couves e ovo. Se este é o seu caso, o que aconselho é a ter muito bem a certeza da qualidade do bacalhau que compra, se o mercado tem muito bom bacalhau, a verdade é que também tem muito mau, em que a única coisa boa é o preço, e ter uma deceção pela qualidade nunca é agradável mas é muito pior que seja na noite de Natal, pense muito bem nisto.
Há muito quem prefira caras de bacalhau nesta noite, durante anos foi para mim um hábito, adoro, mas volto também aqui a ressalvar a qualidade que faz toda a diferença; ora como dizia foi a minha opção durante anos, a única coisa má era o estado em que ficavam as mãos, peganhentas, todos sabemos como ficam quando comemos caras de bacalhau. Em ambos os casos lembro que se a qualidade do bacalhau e das caras tem de ser irrepreensível, não podemos esquecer o azeite que deve ser igualmente top.
Depois destas receitas mais usuais, há depois muitas opções diferentes consoante os gostos de cada um, tibornada, salada, com natas, espiritual, no forno, etc...hoje vou deixar uma ideia de bacalhau que para mim representa a receita ideal para a noite de Natal.
"Cachaços de bacalhau no forno com crosta de broa, batatas a murro e grelos salteados ou couves cozidas."
Preparação muito simples:
Num tabuleiro de forno bastante cebola ás rodelas e alho picado. Colocar por cima os cachaços de bacalhau (a parte mais gorda e suculenta do bacalhau), pimenta branca moida, alho picado e broa picada por cima por esta ordem, bastante azeite e forno.
Noutro tabuleiro, batatas miúdas inteiras com sal e forno. Salteiam-se os grelos, azeite e alho picado. Quando pronto tiram-se as batatas e dá-se o tradicional murro em cada uma. Durante a confecção com uma colher põe-se azeite do tabuleiro por cima da crosta de broa. Leva-se o tabuleiro do bacalhau para a mesa com umas azeitonas pretas por cima a decorar, assim como o das batatas e o tacho dos grelos salteados ou couves em alternativa. Não esquecer, um bom azeite e já agora acompanhar com um bom vinho tinto.
Leve boa disposição, alegria, divirta-se e boa consoada.
Comentários
Enviar um comentário