139. Como fritar camarão

 

Como fritar camarão

Primeiro que tudo descongelar e lavar em água corrente o camarão por várias  razões que passo a enumerar:

1: Porque os camarões levam conservante e por vezes se não for lavado pode sentir-se um cheiro denominado "fénico" que pode ser desagradável embora não tenha sabor nem seja prejudicial á saúde.

2: Porque se descongelar previamente consegue ter uma confeção mais homogénia, todos por igual, se se preparar congelado uns cozinham primeiro que outros.

3: Porque todos os produtos alimentares devem ser lavados por uma questão de higiene.

4: Por ser mais fácil de manusear.

Eu coloco numa sauté e de forma generosa, azeite, manteiga sal, piri-piri, pimenta, louro, alho picado, massa de alho, cascas de limão, folhas de hortelã e claro o camarão.
Frito até a casca dar ideia de se estar a desprender do corpo do camarão ( fica com manchas esbranquiçadas), nesta altura acrescento sumo de limão, cerveja de preferência preta e conhaque ou brandy, chego-lhe o fogo para evaporar o álcool e sirvo de seguida (gosto de levar a sauté para a mesa porque as meninas cá de casa gostam de molhar pão no molho que fica no fundo...ai o colesterol...)

Se o fritar com miolo de Camarão, ou camarão sem cabeça não acrescento conhaque ou brandy, utilizo cerveja normal em vez de preta, menor quantidade e acrescento no final já fora do lume, coentros picados.

O camarão frito tem de ser servido a quente e de imediato após a confecção pelo que é importante que as pessoas esperem á mesa por ele e não o camarão a esperar pela pessoas (importantíssimo para saborear em pleno).

Para beber a acompanhar e puxando a brasa á minha sardinha porque não um frisante Malo bubbling com a predominância da casta moscatel, um frisante com um leve sabor adocicado que casa na plenitude com camarão frito... hum...delicia...quer experimentar?

Comentários