138. Utilizações praticas de camarão


 

Que Camarão utilizar em função da utilização especifica? 

Ora bem, vamos ver se ajudo, o que vou recomendar é muito subjetivo pois a minha opinião é discutível, alguns não concordarão comigo e com as minhas escolhas mas ok, eu respeito a opinião de qualquer um, tanto quanto eu desejo que respeitem a minha.

 PARA COZER Moçambique ou Madagascar, tamanhos 20/30, 30/40, 40/60, são camarões de fácil cozedura, ficam rijinhos e com boa textura saborosos, sempre muito utilizados por marisqueiras que é como quem diz especialistas.

Camarão gamba flower o top dos tops PARA COZER E NÃO SÓ. Exitem em vários  tamanhos desde o 20/25, 25/30, 30/35, 35/40, 40/50, 50/60, 60/70 e 70/80, alguns deles com dificuldade de stocks permanentes, mas pela cor, qualidade, apresentação e resistência são os melhores dos melhores mas claro no preço são os mais elevados devido á sua qualidade, e curiosamente não são selvagens são de aquicultura mas são top, top,top.

PARA FRITAR, não é necessário qualidade top, pois mesmo que seja um pouco mais seco a gordura da fritura camuflará essa característica, os black tigger, os vannamei, ou outros de origens asiáticas, América do sul ou outra  África menos referenciada por qualidade excelente, servem perfeitamente, o que conta então é o tamanho pretendido, desde o 16/20 ao 50/60 é tranquilo, será o tamanho da carteira a decidir, para mim 30/40 vannamei é o que mais sugiro. FRITAR PANADO tamanhos 40/60 / 30/40 miolo ou sem cabeça.

PARA GRELHAR, tigres maiores ou mais pequenos desde 2/4 ao 10/20, abertos ao meio, molho de manteiga ou outro a gosto, são de encher a vista e a alma a quem os consome, claro que o custo é elevado mas compensador quando se pode. PARA ESPETADAS do 10/20 ao 40/60, o custo é o que influencia a decisão.

CAMARÃO PEQUENO, desde os tamanhos 60/80 até ao 120/150, cozer ou fritar para petiscar e beberiscar umas cervejolas e com paciência e tempo para o descasque, são pequeninos e saborosos.

GAMBÃO ARGENTINO, sinceramente não gosto, são grandes e baratos, cabeças chochas, mais mole, apenas o preço é inferior, cuidado que nas grandes superfícies ainda aparecem carregados de gelo e paga água por camarão.

MIOLOS DE CAMARÃO, escolher crus em vez dos vaporizados pré-cozidos que têm maior vidragem, para mim os melhores relação preço/qualidade são os black tigger, madagascar é top e caro, vannamei aceitável.  Para sopas, arroz e massas, rissois, folhados, tartes, saladas, quiches, etc.

CAMARÃO SEM CABEÇA, para fritar, arroz, massadas, etc. Há muito quem o consuma assim, os melhores são de Moçambique, os que mais exitem no mercado são Ásia ou da América do sul, e quem mais os utiliza são os restaurantes asiáticos e as marisqueiras para caldos, sopas, para triturar, etc.

Se tem outra utilização em mente, ou dúvida sobre um qualquer camarão pergunte-me, que terei todo o prazer de ajudar no que souber e for capaz.

CUIDADO COM A ÁGUA /MASSA DE VIDRAGEM QUANDO EXISTENTE PARA NÃO PAGAR ÁGUA POR CAMARÃO.

Comentários