Picanha.
A picanha é um corte de carne tipicamente brasileiro embora a origem do seu nome seja italiano. Este magnífico pedaço de carne muito apreciado pode ser isso mesmo magnífico ou uma deceção, porque infelizmente há algumas no mercado que são de fraca qualidade, mas então como identificar as boas das menos boas?
Começamos logo pela origem, as melhores picanhas tradicionalmente vêm de origens como Austrália, Estados Unidos, e países da América latina, Uruguai, Argentina, Brasil; há picanha em muito mais regiões do mundo como europa, holanda, alemanha, Irlanda, Itália, Espanha e até Portugal mas apesar de algumas pessoas dizerem " ...ah, eu costumo comprar...desta origem (europa)... e é muito boa..." sinceramente para mim é apenas uma crença na cabeça das pessoas, sobretudo assente no preço mais baixo porque se quizermos comparar com as que referi anteriormente, são incomparáveis.
Outro dos segredos duma excelente picanha tem que ver com a espécie do animal e sobretudo a alimentação do mesmo, black angus, limusine, são as melhores raças e no que toca a alimentação do animal faz toda a diferença ser alimentado a grão ou a erva, pois se for a grão a picanha tem uma maior e melhor infiltração de gordura intra-muscular que lhe confere mais maciez, melhor textura e fundamentalmente melhor sabor.
A picanha é para verdadeiros apreciadores de carne e do seu sabor único e característico, como tal sal e quase nada mais será a melhor opção de preparar, grelha ou forno mas sempre mal ou médio mal passada, mas nunca bem passada que lhe retira todas as características dum produto fantástico.
Bem sei que em termos de valores uma boa picanha tem um custo superior, bem sei que existe sempre algum receio e resistência por parte dos donos dos restaurantes em apostar numa picanha mais cara mesmo sabendo que é mais valiosa, mas o que vos quero deixar como testemunho do meu conhecimento e experiência é que confiem que o cliente reconhecerá a qualidade e pagará um pouco mais pela melhor qualidade que lhe servem, os melhores exemplos existentes por aí de norte a sul, os restaurantes melhores referenciados por ter uma excelente picanha, os que crescem mês após mês ano após ano, trabalham boas picanhas mesmo que cobrando o justo valor do produto que apresentam.
Também sei que por vezes não é fácil a quem compra identificar muito bem o que é uma muito boa picanha, aqui o que aconselho é a identificar as empresas que trabalham mesmo um bom produto e a confiar no profissional que comercializa o produto e que saberá com certeza identificar e sugerir o melhor produto em cada momento; o mercado tem estado por vezes um pouco complicado nos últimos tempos com escassez sobretudo dos melhores produtos fruto de diversos factores, neste caso da picanha também tem sido em alguns momentos igualmente dificil de manter os stocks necessários, a melhor sugestão e cada um conhecendo a sua própria realidade a palavra certa como sugestão é ANTECIPAÇÃO... se programar antecipadamente o que quer ou pretende será mais fácil manter stocks e qualidade.
Como sempre se precisar da minha ajuda, do meu apoio ou de melhor esclarecimento naquilo em que fôr capaz estou sempre inteiramente á disposição.
Comentários
Enviar um comentário