O bacalhau é por excelência o prato de peixe dos portugueses, mas hoje em dia ao não ser um ingrediente barato teremos de usar algumas estratégias para conseguir pratos de bacalhau que não se tornem excessivamente caros.
A estratégia principal passa por apresentar o produto no prato sem ser em posta inteira, o que permite manter todo o sabor mas com uma gramagem mais reduzida e reduzir assim o custo dose.
Um factor importantíssimo é a apresentação, quando a iguaria não é por si só ela própria apelativa como seria no caso uma excelente posta de bacalhau, terá então de conseguir-se um empratamento deslumbrante e apelativo que conduzirá á expressão " os olhos também comem", conseguindo assim por esta via a diferenciação.
As postas do lombo e altas são as partes mais nobres do bacalhau e por consequência as mais caras, logo a utilização de rabos e postas finas ou pedaços é sempre a forma mais económica de se conseguir um custo mais baixo para o prato de bacalhau.
Combinações improváveis, misturas arrojadas, originalidade de receitas, e como sempre o resto do pacote também conta no factor atractividade ou seja o prato onde é empratado, assim como o restante ambiente, aspecto e apresentação da refeição no seu todo.
Ás vezes até a água da cozedura do bacalhau ou o azeite que se utilizou em abundância para preparar por exemplo uma tibornada de bacalhau, se pode reservar para utilizar posteriormente por exemplo numa tortilha de bacalhau e que vai carregado do sabor do bacalhau, conferindo então á tortilha todo o sabor, e esta ideia ainda há poucos dias me foi passada por uma familiar e amiga num jantar convivio familiar, e que eu guardei ma mente por achar a ideia interessante.
Tendo em conto tudo o que referenciei, deixo então algumas sugestões de receitas que podem ser utilizadas para pratos com bacalhau e relativamente mais económicas:
Caldeirada de bacalhau, empadão de bacalhau, tortilha de bacalhau, massadas de bacalhau, risotto de bacalhau, arroz de bacalhau, saladas de bacalhau, pataniscas de bacalhau, açorda de bacalhau, sopa de bacalhau, bacalhau de cebolada, pimentos e tomate com puré, bôla de cenoura e bacalhau, pão de bacalhau, grelhada fresca de legumes e bacalhau, ratatui de bacalhau, lasanha de bacalhau, pizza de bacalhau, bacalhau á bolonhesa, bacalhau á Brás, bacalhau emporcado, etc...
Se necessitar de ajuda na elaboração de alguma destas receitas e decifrar o food-coast da mesma estou sempre disposto a ajudar, boas receitas, bom apetite.
Comentários
Enviar um comentário