112- Punheta de Bacalhau, clássica ou inovadora?

Punheta de bacalhau, clássica ou com variações arrojadas e inovadoras.

A punheta de bacalhau é uma espécie de cevice, um prato português com bacalhau demolhado cru desfiado, acompanhado com cebola lascada fina, alho picado, azeite e vinagre. Serve como petisco ou entrada ou como refeição ligeira a meio da manhã ou da tarde.
Nas inovações e criações mais atuais esta iguaria aparece acompanhada de diversos outros ingredientes como que em forma de salada fria como tomate em pedaços e cru, com pimento grelhado em tiras, com castanhas cozidas e descascadas, com pepino ás rodelas, com cogumelos diversos, com miolo de camarão, miolo de mexilhão, com algas, com grão, feijão ou feijoca, com abacate, com azeitonas sem caroço, e até com batata frita separadamente é possivel acompanhar. O azeite é sempre um ingrediente indispensável em qualquer das receitas, mas depois há especiarias e ervas que vão alternando e conferindo sabores especiais a cada uma das diversas saladas de bacalhau...salsa, coentros, cebolinho, alho picado, pimenta, piri-piri, noz picada, orégãos, caril, etc.
É um prato de preparação fácil, versátil, atrativo, que permite ousadia na criação que os portugueses tanto amam e aos estrangeiros cria curiosidade a atratividade.
Nos dias quentes sabe pela vida, nos dias frios á lareira com um bom vinho tinto...que maravilha.

Comentários