Esparguete carbonara.
A cozinha italiana é rica em pratos clássicos e o esparguete carbonara é um deles e bem fácil e rápido de preparar, sendo também um prato relativamente económico.
Não sou um aficionado por massas, no entanto tenho vindo a desenvolver uma atração por elas, tentando perceber quais os melhores processos de confecção e as melhores dicas para se tornar um prato irresistível.
Na massa carbonara os segredos base é a massa ficar "al dente", pois cozida demais não fica atrativa e o tipo de queijo ralado que na minha opinião o melhor para este prato é o pecorino romano, em detrimento do tradicional queijo mozarela ralado; então vou-vos deixar a minha receita.
Ingrediente:
Água
Esparguete
Sal
1 ovo + 1gema
Queijo pecorino ralado
Bacon em cubos
Pimenta preta em moinho
Pôr a água a ferver com sal a gosto e colocar o esparguete para cozer.
Ao mesmo tempo pôr numa sauté bacon em cubos em lume brando, á medida que a gordura vai derretendo vai-se reservando para um recipiente é parte, e quando estiver frito reserva-se numa travessa com papel absorvente para secar e ficar mais crocante.
Numa taça que não seja de plástico misturam-se os ovos com queijo pecorino romano numa quantidade generosa e põe-seca mesma por cima da taça da massa cujo vapor cozinhará o suficiente o ovo e derrete o queijo para o molho ficar mais cremoso, adiciona-se um pouco da gordura que se reservou do bacon e pimenta preta moída na hora.
Entretanto tira-se a massa para um coador a massa ainda no ponto "al dente" , pomos na sauté o molho obtido com os ovos, juntamos um pouco mais da gordura do bacon, juntamos a massa e envolvemos, por fim juntamos os cubos de bacon.
Preparamos então o empratamento de seguida e damos no final mais um toque de pimenta preta.
Nos pratos de massa é importante que sejam consumidos de imediato após a confecção, terão de ser as pessoas a esperar pelo prato e não o inverso...
Espero que gostem, bom apetite.
Comentários
Enviar um comentário