110. Arroz fácil ou difícil?


 Arroz.


O arroz é a terceira maior cultura do mundo e alimenta cerca de 50% da população mundial; os portugueses são o povo da europa que mais arroz consome, cerca de 15 kg per capita/ano.

Na minha opinião a confecção de pratos de arroz é bastante complexa e não está á altura de todos, embora os gostos pessoais variem de pessoa para pessoa, região para região e respectivos hábitos, mas mesmo assim continuo a achar que há imensas pessoas e até Chefs que são uma desolação no que toca a confecionar pratos de arroz.
Há variedades de arroz que são mais dificeis que outras, o carolino embora na minha opinião seja um dos melhores, é simultaneamente uma das variedades mais difíceis de preparar, principalmente no que toca á textura e ponto certo de cozedura.
Uma das formas de defesa adotada pelos chefs e donas de casa é comprar o arroz estufado que é muito mais fácil de não se ultrapassar o timing certo de cozedura. Há quem frite o arroz antes de o cozer, mas na minha ideia é má opção, pois não gosto mesmo de sentir o sabor a gordura no arroz, para mim é muito importante que o arroz tenha sabor de arroz e não de gordura que o torna bastante desagradável.
O arroz pode ser preparado e servido mais malandrinho ou mais seco, como sendo o ator principal ou secundário, simples ou parte íntegrante dum prato específico, mas qualquer que seja o caso, será sempre um dos pratos nobres da gastronomia portuguesa.
Arroz empapado é extremamente desagradável ao palato apesar de nalguns pratos específicos ou até no gosto de algumas pessoas possa ser assim, felizmente são uma minoria. Na Itália "al dente" é como tem de ser o arroz, eu também não gosto demasiado "al dente" mas um bom risotto com a cozedura no ponto é algo fascinante e até  deslumbrante.

O arroz como já disse deve saber ao arroz ou aos aromas que lhe queremos juntar, sendo que existem milhões de maneiras de preparar e confecionar e apreciar arroz.
Já existe no mercado arroz previamente cozido, todo solto podendo dosear-se da maneira que quisermos; qua a vantagem? O tempo de preparação, um risotto desde o inicio até pronto a servir 4 a 5 minutos, algo realmente fantástico...quer experimentar? Não deixe de me questionar.

Comentários