102. Xarém á algarvia


 Xarém ou xerém á algarvia


Xarém, xerém ou papas de milho, vários nomes para um prato típico português tradicional do algarve. A sua origem remonta ao periodo da IIguerra mundial e mais uma vez esta invenção tem que ver com periodos de dificuldade de subsistência em especial no interior algarvio, onde cultivavam milho e juntamente com as conquilhas que eram apanhadas mais junto á costa inventaram então este prato que serviu para trancar a barriga e dar forças para enfrentar a agruras desses tempos.
A base é sempre a mesma mas depois pode ser-lhe adicionado qualquer ingrediente num toque pessoal de cada um, sendo esse também o encanto da gastronomia.

Sugestão  de como preparar:

Ingredientes:
Conquilhas
Farinha de milho fina
Farinha de milho grossa
Bacon
Toucinho de porco
Azeite
Alho
Sal
Vinho branco,
Coentros
Limão
Fatias de pão
Piri-piri grão

Numa frigideira coloca-se um fio de azeite e alho esmagado, aloura-se o alho para dar sabor ao azeite, juntam-se as conquilhas, coentros picados e um pouco de vinho branco, tapa-se e espera-se que abram.

Num tacho coloca-se bacon e toucinho em pequenos cubos para alourarem e derreterem  um pouco, adiciona-se ambas as farinhas e vai-se mexendo sempre, e ir adicionando alguma água fria para ir ficando uma massa espessa.
Entretanto as conquilhas já abriram, retiram-se para escorrer, espreme-se meio limão por cima e aproveita-se a água para ir adicionando ao tacho da farinha de milho até esta ficar cremosa. Adiciona-se o miolo das conquilhas e por fim rectifica-se sal, mais coentros picados e sumo da outra metade do limão e piri-piri a gosto.
Fritam-se as fatias de pão que irão acompanhar e decorar o prato, com algumas conquilhas inteiras e coentros também a decorar.

O Xerém pode acompanhar umas sardinhas assadas, uns filetes de peixe, ou outra coisa qualquer que lhe pareça adequada ou atrativa. Se preferir coma assim mesmo sem acompanhar com mais nada, bom apetite.

Comentários