Bochechas de bacalhau.
O nosso fiel amigo é infindável nas alternativas e soluções que nos oferece para pratos, uns mais simples outros mais arrojados. Hoje venho falar-vos dum pequeno pedaço de carne tirado da cara do bacalhau, ou seja a bochecha, esse pequeno bocado para quem como eu gosta de caras de bacalhau lembrar-se-á o quanto é saboroso e com uma excelente textura. As bochechas juntamente com as boinas, o bucho ou samos e as linguas eram consideradas as partes menos nobres do bacalhau e até desperdício sendo aproveitadas pelos pescadores que passavam longos meses no mar na pesca do bacalhau, utilizavando-as em pratos inventados por si que são considerados excelente pitéus. Hoje em dia esta gama de produtos são consideradas gourmet e devido a serem uma pequena percentagem do peixe, ao aumento da procura pelo mercado em especial pelos chefs da alta cozinha, o que existe de oferta no mercado não é abundante e o valor do produto também é mais elevado, mas com criatividade as receitas em que se podem utilizar não necessitam duma capitação elevada e as características organoléticas destes produtos, valem por si só cada cêntimo do que custam.
As bochechas de bacalhau podem ser utilizadas nos mais variados pratos, onde posso sugerir caldeirada de bacalhau, arroz de bacalhau, fritas em polme, saladas de bacalhau, etc.
Se não conhece experimente, é prático de usar e uma excelente opção para qualquer área ou sector da actividade hoteleira e da restauração, assim como petisco para bares, cafés ou tascas.
Comentários
Enviar um comentário