85. Peixe espada com banana e molho de maracujá.

Peixe espada com banana

Quem me conhece bem sabe que eu sou adepto e curioso acerca de combinações alimentares estranhas ou improváveis, foi o que aconteceu quando visitei a primeira vez a ilha da Madeira, ao passear pelas ruas do Funchal reparei o peixe espada com banana era uma oferta constante dos cardápios dos restaurantes, inevitavelmente lá estava eu a degustar este prato. Á partida parece estranho mas rapidamente nos apercebemos que faz um contraste delicioso e ainda mais ao levar por cima da banana molho de maracujá e que também leva na confecção vinho da Madeira, fica divinal...
Como em todas as regiões também aqui a origem deste prato tem que ver com os recursos mais abundantes ou com escassez doutros, a banana produz-se em abundância por toda a ilha, o que não acontece tão massivamente com a batata, tornando-a mais cara e escassa e assim rapidamente se adaptou o peixe espada (igualmente abundante no mar na região da Madeira), á banana, criando assim um prato menos usual mas excelente.
Hoje em dia os restaurantes já juntam algumas vezes ao prato também a batata, mas como estamos na Madeira eu acho mais interessante que o outro acompanhamento seja  o milho frito (falarei dele no meu próximo post no blogue), na minha opinião fica mais tradicional.
Eu acho, que este prato pode perfeitamente ser servido por cá pelo continente, sendo um prato diferente despertará a curiosidade e estimulará os sentidos de quem como eu ouse experimentar o que é menos habitual encontrar por aí.

Receita:
Ao peixe espada devem retirar-se os filetes ou comprar já os mesmos, colocar a marinar pelo menos 2 horas em limão, alho, louro, sal, pimenta e vinho da Madeira (se não tiver pode ser vinho do porto).
Fritam-se os filetes em azeite passados previamente por farinha e ovo antes de fritar. No fim de fritar os filetes, fritam-se as bananas abertas ao meio ao comprido e passadas igualmente pela farinha e pelo ovo.
Dispõe-se tudo numa travessa e serve-se acompanhando ou com batatas salteadas com ervas aromáticas ou com o milho frito, colocando por cima das bananas o molho de maracujá que se preparou previamente (manteiga, açúcar, vinho da madeira, água e polpa maracujá reduzir tudo lentamente)....ficou com curiosidade?... 
Ouse experimentar, surpreenda-se e já agora surpreenda alguém que não conheça este magnífico prato da nossa ilha da Madeira.

Comentários