76. crepes


 Crepes

Os crepes são de origem Francesa mais concretamente na Bretanha, inicialmente eram chamados de galletes mas a massa também era diferente da utilizada nos dias de hoje.

Os crepes são um complemento em especial para sobremesas, mas também podem ser para uma entrada por exemplo. O segredo dum bom crepe reside na elasticidade do mesmo e na grossura, eu acho que é melhor quanto mais fino fôr.

Na minha opinião encaixa muito bem como sobremesa na hotelaria, sendo já bastante utilizados por quem está especializado em eventos, mas em qualquer outro sector de toda a atividade hoteleira é uma boa opção.                                                                                     Como sobremesa casa bem com frutas, Nutela, doces, gelados, chocolates, frutos secos, caldas, toppings e tudo o que serve para decorar bolos onde há uma larga possibilidade de aplicar imensas coisas com imensa criatividade. Utilizarem-se imagens das criações que se servem em catálogos ou expositores é útil, o cliente alvo normalmente é duma faixa etária jovem, que gosta imenso de visualizar o que compra, talvez fruto da geração a que pertencem e habituados a ter o mundo digital nas mãos.

No meu trabalho em eventos foram muitas as vezes que utilizei crepes como sobremesa, mas também como entrada; numa determinada altura cheguei a pensar em montar uma creperia em showcooking no buffet do casamento, algo que acredito teria imensos adeptos, esta minha ideia surgiu-me quando estive na feira medieval de Silves, onde a creperia tinha uma popularidade enorme; a ideia acabou por não se desenvolver porque já não houve oportunidade, mas sei que a ideia tinha pernas para andar.

Existem crepes prontos a servir simples doces ou neutros, são muito práticos e têm bastante qualidade e na empresa que represento estão regularmente disponíveis, no entanto para quem tiver paciência para os fazer, sim paciência porque dão algum trabalho a fazer e demora algum tempo, mas se quiserem experimentar eu deixo a receita; Numa crepeira é o ideal para quem a tem, mas também dá para ser numa frigideira, onde eram feitos originalmente antes de existirem as crepeiras.

 

RECEITA PARA 30 FOLHAS CREPES:

1 Lt leite meio gordo

400 gr farinha

200 gr manteiga

6 ovos + 6 gemas

(raspa laranja p/crepes doces; raspa limão para crepes neutros ou salgados)

(crepes de chocolate juntar chocolate em pó, reduzir a farinha)

Manteiga para barrar a crepeira.

 

Misturar bem todos os ingredientes.

Aquecer bem a crepeira, besuntar com manteiga, (eu costumo usar guardanapos de papel para o efeito) e usar uma concha como medida para um crepe, colocar na crepeira o preparado e estender rapidamente com espátula própria para esse efeito, virar e tirar o crepe; repetir enquanto existir o preparado para fazer os crepes.

Prepare os ingredientes que se querem adicionar, levar tudo para a mesa e…bom apetite.

 

Comentários