O chamado prato "terra e mar" é um dos que muito aprecio, tem a particularidade de nós projetar para vários sentidos do palato.
Tal como o conheço o "terra e mar" é parecido com uma grelhada mista mas sendo neste normalmente utilizados uma seleção de carnes, peixes e mariscos de melhor qualidade, falo de picanha, maminha ou vazia de novilho, secretos, cachaço ou lagartos de porco preto, pá fumada ou bacon fumado, tiras de peito de peru, lulas ou tubo pota, polvo , salmão, tamboril, choco, camarão, etc, tudo grelhado; acompanha ainda com ananás grelhado, rodelas de laranja, rodelas de kiwi, batatas pequenas a murro, esta é uma das formas como o conheço e gosto mas há quem o prepare doutras maneiras mas a base é sempre a combinação de produtos do mar e da terra grelhados. Para se poder baixar o custo deste prato podem utilizar-se cortes de carne mais económicos, assim como o mesmo nos peixes, mas sinceramente eu acho que o prato perderá todo o encanto. Há quem substitua a batata a murro por batatas fritas, é pacífico mas eu acho que fica melhor com a batata a murro. Aqui pela minha região também liga bem se 1uizer acompanhar com uma taça de arroz de feijão ou até de migas, ambas casam bem como acompanhamento neste prato.
Um pormenor importante a não descurar neste prato é o empratamento, o ideal deste serviço é que seja para no mínimo 2 Pax, pois a apresentação ficará mais sublime e majestosa; uma ideia é uma travessa tipo uma barcaça um barro branco ou noutra cor qualquer, numa telha própria para o empratamento de alimentos que existem á venda nas casas que vendem artefactos de barro, mas também não ficam mal numa tábua de madeira. A disposição de todos os ingredientes deve estar misturada, com o cuidado de misturar cores e podem decorar-se no fim com bivalves como ameijoas, navalhas ou mexilhões, ou ainda com algumas flores feitas com frutas ou as suas cascas.
Este prato é ideal para almoços ou jantares convívio de várias pessoas, bem sei que os tempos atuais está difícil mas tudo mudará e fica aqui uma dica que possa ser útil. Desta vez não deixo ilustração com foto do prato porque não encontrei nenhuma que realmente achá-se bem, pelo que deixo foto duma travessas onde se pode emprestar; quem sabe põe em prática está sugestão e me envia posteriormente uma foto do seu empratamento, fico á espera...Fiquem
Comentários
Enviar um comentário