Punheta de bacalhau
Nós portugueses temos o dom de conseguir sempre algo fascinante quando de comida se trata, usando imensa criatividade e muitas vezes com coisas demasiado simples, é o caso da punheta de bacalhau.
Eu gosto de a preparar com bacalhau desfiado ou paloco desfiado se for de boa qualidade, ainda há dias fiz aqui em casa com paloco e estava muito bom.
Existem várias maneiras de preparar e apresentar e eu vou lembrar algumas; bacalhau desfiado, alho, cebola e azeite é comum a todas as receitas mas depois o que se pode acrescentar mais é que difere, por exemplo muita salsa picada, envolver tudo muito bem e servir em cima de fatias de pão como se fosse uma tapa de bacalhau, pode levar ovo cosido fariado por baixo e piri-piri ou pimenta.
Outra alternativa é acrescentar na normal punheta pepino e tomate, a mistura de sabores é muito fresca e atrativa, em vez de vinagre utilizar limão.
Saltear miolo de camarão com massa de alho e coentros, e acrescentar á punheta também fica delicioso.
Punheta de bacalhau com miolo de amêndoa e miolo de noz, é algo bem diferente e faz uma ótima combinação, atenção é que só se misturam á hora de servir para que os frutos secos não fiquem excessivamente moles.
Punheta de bacalhau com pedaços de abacate, faz uma espécie de salada de abacate, muito bom.
Fazer umas mini omeletes e posteriormente rechear e enrolar com punheta de bacalhau dá uma excelente entrada, principalmente se se adicionarem sabores exóticos como coco, ou maracujá, em vez da omelete pode ser enrolado em fatias de presunto ou bacon fumado e cosido.
Se nos sobrar punheta de bacalhau ainda podemos reutilizar em muitas opções como por exemplo saltear com pimento, cogumelos e broa.
Couve roxa, espinafres, azeitonas, pepino grelhado, castanhas, pickles, agrião, espargos, etc coisas que combinam com uma punheta de bacalhau.
Bem sei que existirão muitas pessoas que vão discordar comigo, vão achar que a punheta de bacalhau tem de ser tradicional, bacalhau, alho, azeite, cebola...tudo bem eu respeito cada um, mas se não se tivesse inventado um pouco, não teríamos hoje muitas das receitas maravilhosas que temos.
Comentários
Enviar um comentário