70. Pescada decifrar qualidade

Saber escolher uma pescada


As pescadas diferem bastante em qualidade consoante a sua origem mas não só, ser congelada a bordo ou em terra também influencia mas também ser de arrasto ou de anzol.

A melhor pescada do mercado sem qualquer dúvida é a pescada do Chile de anzol, de preferência tamanhos grandes; eu até já experimentei pescada fresca da nossa costa, mas ainda assim não é tão boa como a do Chile de anzol, na minha opinião. Infelizmente não há como saber se uma pescada do Chile é de anzol ou de arrasto sem ser recorrendo ao número do barco que fez a captura, e acreditem que já apanhei várias fraudes com estas pescadas, pelo que aconselho que as comprem a fornecedores credíveis e que vos confiram confiança e ética comercial para não serem defraudados.

Detectar se foi congelada a bordo ou em terra é mais fácil, e vou explicar como se percebe; se a pescada tiver a espinha vertebral no local onde se arrancou a cabeça saída para fora da carne, significa que foi congelada a bordo, se por outro lado estiver á face ou para dentro na carne da pescada significa que foi congelada em terra; a congelada a bordo é de qualidade superior.

As melhores pescadas são Chile, Austrália ou Nova Zelândia, África do Sul, Namíbia ou branca do Cabo, as menos valiosas são Argentina ou Malvinas. 

Se pretender pescada para cozer, adquira uma das melhores até às de África do Sul, se fôr para o forno, fritar, ou outros pratos pode até comprar as mais fracas mas sempre que possa compre as melhores que valem bem o que custam a mais.





 

Comentários