68. Raia como opção


 Raia

A raia é um peixe cartilaginoso, ou seja, os seus tecidos possuem cartilagem, um tecido resistente e elástico.

O consumo de raia traz benefícios do ponto de vista nutricional por ser rica em vitamina A, niacina, triptofano e minerais como fósforo, potássio e magnésio. Por cada 100gr tem apenas 58kcal, 14,1g de proteína e apenas 0,2g de gordura, sendo, portanto, um peixe aliado das dietas e boa nutrição.

A raia é um peixe que pode ser preparado de várias formas, sendo que no meu gosto pessoal como mais gosto é grelhada e servida á lagareiro.

 Receitas como frita, alhada de raia, caldeirada, ensopado, no forno com legumes, arroz de raia, panada, massada com raia e cogumelos, pasteis de raia, pataniscas de raia, salteado de vegetais com raia, etc… são imensas e deliciosas as hipóteses de preparar.

Há no mercado raia fresca, seca e congelada, sendo que se deve ter uma preocupação pertinente, (a pele), a raia é ótima, mas a pele é incomodativa e dá trabalho a tirar, pelo que será muito mais confortável comprar já sem pele; a pele é um produto tão duro e resistente que é utilizada para fazer sapatos cintos, botas, carteiras, casacos, capas para telemóvel entre outros.

A raia é mais consumida quanto mais próximo da costa nos encontramos, mas penso ser uma excelente opção para pratos diários e com alguma ousadia até para pratos mais sofisticados, dependerá sempre da originalidade; há pelo menos um restaurante que eu conheço que faz rodizio de peixes e a raia tem presença obrigatória, sendo inclusive um dos peixes mais consumidos.

Comentários