Qual a verdadeira história do leitão assado á Bairrada?
É um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados da região da Bairrada, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Há muitas histórias diferentes sobre a origem do leitão assado á bairrada e não se sabe ao certo qual a verdadeira por ausência de documentação, mas eu gosto e acho ter muita lógica a que vos vou contar.
Há muitos, muitos anos atrás, finais do sec. XIX início do séc. XX, as vias de circulação em Portugal eram bem diferentes das actuais, á época o Alentejo era o grande produtor de suínos, que comercializava abundantemente em Portugal mas também em Espanha. Nas viagens para norte com transporte de porcos vivos, um dia inteiro de percurso não se chegava mais longe que a zona da Bairrada onde pernoitavam com a carga de animais, ora por vezes as viagens eram atribuladas, as estradas difíceis, muitas vezes o calor intenso do verão ou o frio do inverno faziam com que alguns animais não sobrevivessem, especialmente pequenos leitões com menos defesas e mais sensíveis, esses animais acabavam por ser abandonados nas bermas das estradas pelos seus transportadores. Na época a região da bairrada era extremamente pobre, as terras barrentas pouco produtivas no tempo em que a agricultura era o auge; as famílias muito pobres pouco tinham que comer e carne quase nem vê-la, já imaginaram o que era a tentação de aproveitar porquinhos mortos abandonados na beira da estrada?...havia no entanto um problema, o animal tinha morrido há algum tempo, às vezes já cheirava mal em especial na zona interior da barriga onde estavam os órgãos internos estômago, intestinos, etc, mas será que existia solução?
Naquela época e em toda a zona centro já existiam fornos a lenha que eram usados em especial para cozer a broa, e foi então que se inventou o leitão assado no forno, que levaria ao leitão assado á bairrada como o conhecemos hoje. Ora bem, voltando ao porquinho que cheirava mal, era preciso combater, camuflar aquele odor, lavar bem, e colocar no interior sal, alho e pimenta foi a solução encontrada que resolveu e acabou por levar á invenção do leitão assado no forno á bairrada.
Não sei se é a verdadeira história ou se é apenas uma lenda, mas pode ser ou pelo menos é para quem acredita.
Há actualmente muitos locais onde se assa leitão, há inclusivé muito bons por todas as regiões de Portugal, mas há a região especial, registada e demarcada que é a bairrada, onde efectivamente está reconhecidamente o melhor, mais famoso, mais regular e mais saboroso leitão assado.
Já agora, sabe qual é a melhor raça de porquinhos especificamente para assar no forno á bairrada? Opinião unânime dos maiores e melhores especialistas? O leitão raça Bísaro... numa outra oportunidade explicarei o que sei desta raça autócne portuguesa.
E que tal deliciar-se com esta iguaria nesta quadra tão propícia?
Comentários
Enviar um comentário