O que sei sobre polvo?
O polvo é um molusco marinho, seu corpo é mais de 80% constituído por água, possui cabeça e 8 tentáculos, em cada tentáculo tem 2 fileiras de ventosas.
O polvo é um alimento extremamente saudável, é rico em Omega 3 que é muito importante para o funcionamento do sistema cardiovascular. O seu consumo regular evita que se formem placas de gordura nas artérias, ajuda a prevenir a hipertensão e derrames. Pode dar uma ajuda no emagrecimento por ser um alimento de carne magra, pobre em calorias, ajuda a diminuir o colesterol e triglicerídeos no organismo. É igualmente um alimento ótimo para quem faz desporto regular pois contém bastantes aminoácidos cujo a função principal para o organismo é regenerar as células e os músculos, algo indispensável para desportistas.
O polvo está presente em todos os oceanos mas o que é considerado o melhor polvo do mundo é o capturado desde olhão no Algarve até ao norte de Marrocos; o que faz este polvo tão apreciado é a alimentação que ele tem nestas águas que é a base de mariscos e peixes pequenos.
Parte deste polvo capturado em Portugal é consumido no Algarve, mas a fatia maior é vendida em lota onde é muito disputado nomeadamente por empresas espanholas a operar na Galiza, para onde é posteriormente transportado, sujeito a processos de engorda ou trabalhado virgem,(lavado, calibrado, ultra-congelado embalado e rotulado); processo semelhante acontece no lado marroquino.
Portanto o polvo mais consumido e apreciado em Portugal é o polvo do Algarve e Marrocos, que nos chega grande parte embalado por empresas espanholas, no entanto ainda há parcelas de consumo de polvo doutras regiões do mundo como Tanzânia, México, Moçambique, Filipinas mas tem uma expressão menor e na minha opinião de inferior qualidade.
Na região oeste e centro há tendências de consumo de polvo mais pequenos, não sei se primeiramente por razões económicas (preço) se por outras, no norte e sul o consumo é bastante maior em polvos grandes sendo bastante vincada está tendência a norte.
Polvo com engorda ou virgem? Fresco ou congelado?
Para mim sem qualquer margem de dúvida congelado, nalgumas zonas costeiras e fruto da sua tradição e localização eles dizem que o melhor polvo é aquele que é capturado na região onde estão inseridos, eu entendo que estão a defender a sua dama, mas sinceramente não é o melhor polvo, que na minha avaliação é mais rijo, menos saboroso e mais escuro; ou se coze pouco e fica rijo ou coze mais e perde as ventosas e pele ficando com mau aspecto... escapa para arroz de polvo.
Quanto á engorda ou virgem, eu prefiro o de engorda, quebra mais na cozedura, mas o sabor e a textura tornam-se únicos.
Há lá algo melhor que um polvo cosido de 3 a 4 kilos, bem cozido sem perda de pele com ventosas definidas e de cor rosa claro?... delícia...
Pedro Albuquerque
Comentários
Enviar um comentário