437. PRATO DO DIA (Caras de bacalhau)


 CARAS DE BACALHAU

Como sempre acontece com as partes menos nobres de animais que se utilizam para consumo humano, começam por ser desperdício e só depois aproveitadas, também aconteceu com as cabeças do bacalhau.

Desta vez não foram os portugueses em épocas de escassez alimentar os primeiros a aproveitar as cabeças do bacalhau, até porque o bacalhau em si já era uma espécie de peixe barato devido á sua abundância e na época baixo valor comercial. 

No inicio nas capturas de bacalhau na Noruega as cabeças eram retiradas e jogadas fora e só mais tarde começaram a ser aproveitadas pelos Noruegueses (primeiro pelos pescadores mais pobres) que as usavam depois de secas ao vento e ao frio para fazer ensopados, caldos e sopas. 

Posteriormente e devido ao excesso de cabeças secas, começaram a transformá-las em farinha e exportadando-a para países africamos onde serviam para engrossar molhos e sopas, (ainda hoje há na Nigéria uma sopa famosa que leva farinha de bacalhau e que se chama "Edikaikong").

Das cabeças também com o tempo se passaram a retirar as linguas pelos Noruegueses inventando receitas deliciosas.

 Hoje em dia as linguas de bacalhau sao são muito valorizadas por todo o mundo.

Em Portugal o consumo de bacalhau sempre foi de salgado seco (o processo de conservação antes de existir refrigeração), depois demolhado, e as cabeças também no mesmo processo, separando caras e linguas.

As caras de bacalhau são gelatinosas, muito ricas em colagénio, e muito deliciosas.

Consumir caras de bacalhau nem sempre é fácil, cozidas são uma perdição para verdadeiros apreciadores de bacalhau (é o meu caso) mas como não é fácil consumir apenas de faca e garfo, lá têm de se chupar as espinhas com o auxilio das mãos, mas no fim mãos,lábios e cara ficam a colar de tão peganhentos, e mesmo depois de lavar ainda se sente o colar dos dedos...

Há muitas receitas diferentes com caras de bacalhau para além de cozidas, já fui escutando falar-se em fritas, assadas no forno, em caldeirada, em feijoada, em sopas, etc...

CARAS DE BACALHAU NA CONSOADA

Ainda há muitas famílias que priveligiam o consumo de caras de bacalhau em vez do normal e tradicional bacalhau na noite da consoada, (também eu sei bem o que isso significa pois há uns anos atrás era caras de bacalhau que utilizava na noite de consoada na minha casa).

Não é um prato muito usual de encontrar na tradicional restauração, aparece aqui e acoli, hoje felizmente já são os chefs mais conceituados que as recuperaram e as incluem nos seus cardápios por vezes em novas receitas e criações, mas quando surgem numa qualquer  e vulgar ementa de restaurante têm bastante aceitação pelos clientes...

eu por mim adoro...há por aí mais apreciadores?

Comentários