379: Ovas de bacalhau

REVIEW SOBRE OVAS DE BACALHAU 

CONFIRA ESTA E OUTRAS REVIEWS EM Tribopedroalbuquerque.blogspot.com 


OVAS DE BACALHAU 

As ovas de bacalhau são consideradas o "caviar português" são especialmente nutritivas, ricas em ómega-3 exal/o teor de vitamina B12. São uma das partes mais saborosas do bacalhau, se é que existem partes do bacalhau que não sejam saborosas.


ALIMENTO SAUDÁVEL 

Este delicioso ingrediente consegue combinar o melhor de dois mundos, a famosa dieta mediterrânica e a gastronomia tradicional portuguesa, pois consegue ser um fantástico petisco simplesmente cozidas com azeite e vinagre o que as torna extremamente saudáveis.


RECEITAS FAMOSAS 

Há receitas famosas com ovas para além das saladas de ovas, como por exemplo açorda de ovas tão conhecida no nosso alentejo, mas também ovas fritas ou ovas panadas e fritas, um pitéu dos deuses para quem conhece e aprecia e una fantástica surpresa para quem tem a audácia de experimentar.


CHEFS AUDAZES

Para além das receitas mais famosas existem outras menos conhecidas mas que são inovadoras nas combinações em que aparecem como em feijoadas de choco ou de búzio  onde aparecem laminadas como parte integrante dessas feijoadas. Aparecem aqui e ali em tapas originais e com combinações improváveis criadas por chefs com visão fora da caixa, tal como eles gostam e eu muito aprecio essasa ousadias...não é para todos, nas é para os bons, muito bons


OVAS NO QUOTIDIANO 

As ovas sempre estiveram associadas aos profissionais do mar e aos petiscos que criam, a retaurantes e bares junto á costa, mas também em cozinhas de hoteis e restaurantes de charme. Como produto nobre não é abundante e daí não ser um produto baratinho, mas não deixa de ser acessível a quase todos, não será um produto de consumo de todos os dias, mas é sempre uma satisfação saborear quando acontece...


OVAS NA HISTÓRIA E NO MUNDO

No médio oriente e também outros povos como gregos e fenícios há mais de 3000 anos tinham o hábito de consumir ovas secas e também ovas fumadas que seriam as técnicas de conservação possíveis á época. Eram colocadas em sal moura alguns dias e depois secas ao sol, mais tarde secas em fumeiros. Eram consumidas em finas fatias sobre pão pita com alho e azeite ou raladas em cima de pão torrado com manteiga. Estas ovas secas eram em algumas regiões denominadas "butarga" e noutras de "Karasumi".

Em Itália ainda são consumidas desta forma e denominadas de "butarga"


Vamos criar algo interessante com umas deliciosas ovas de bacalhau?

 

Comentários