359. Arroz de marisco


 Arroz de marisco


Este prato português foi inicialmente preparado na região de vieira de Leiria (Marinha Grande) sendo depois difundido por todo o país, nas inúmeras variações que todos nós conhecemos.


O arroz de marisco podecter custos muito diferenciados consoante a selecção de mariscos, pode ser até um prato muito económico em qualquer dos casos é sempre uma boa opção e saborosa.


Apesar de já não confecionar este prato há muito tempo, tenho a minha própria ideia de receita perfeita com a selecção de mariscos que acho apropriada, e alguns detalhes que considero imprescindiveis, que vos passarei a detalhar:


INGREDIENTES:


1 lagosta cozida

1 sapateira cozida

 berbigao inteiro

Ameijoas inteiras (marmoreada)

Mexilhão meia casca

Miolo Mexilhão 

Camarão inteiro

Miolo Camarão 

Lingueirão


Arroz carolino

Cebola

Alhos

Azeite

Tomate maduro triturado

Coentros

Vinho branco

Água 

Sal 

Piri-piri 


PREPARAÇÃO:


Descongelar a sapateira e a lagosta, os miolos e o Mexilhão meia casca; abrir a sapateira, reservar o recheio da sapateira, cortar o peito e partir um pouco as pernas; cortar a lagosta ao meio, separar as duas metades da cabeça.

Abrir as ameijoas o berbigão e o lingueirão, reservar e também a água.

Cozer o Camarão, reservar a água; separar algumas cabeças de Camarão e colocar num tacho pequeno para fazer caldo, colocar azeite, alguma água da cozedur dos camarões, ferver, espremer as cabeças, triturar e coar, reservando o caldo.

Fazer um refogado com o azeite, alho picado, cebola picada, talos dos coentros picados e o tomate triturado e perfumar com vinho branco, piri-piri; Acrescentar águas do caldo reservado, e também a água da abertura dos bivalves, se fôr preciso acrescentar mais água usar a da cozedura do Camarão. Colocar o arroz sem lavar e iniciar a cozedura do arroz; quando ferver colocar as metades das cabeças da lagosta, e o recheio da sapateira. Cozer o arroz e no final colocar todos os mariscos (lagosta cortada em pedaços), os miolos e o Mexilhão meia casca, as ameijoas e o berbigão, as patas e peito da sapateira e no final os camarões por cima a decorar, polvilhar com coentros picados, servir de imediato com o arroz muito malandrinho.


Maravilha...

Comentários