202. Lombelo de vitela

 

Os apaixonados por carnes gostam de disfrutar de todos os tipos de cortes de carnes, origens e espécies sobretudo os menos conhecidos, o lombelo é um desses cortes, sabe o que é?

Lombelo é o nome vulgar de um dos músculos que se insere na coluna vertebral do gado bovino e está perto do lombo. É um corte proveniente do diafragma, apenas um por animal e é um dos cortes mais tenros se bem preparado, pois como é uma peça duma zona muito irrigada é uma peça mais escura e deve ser cozinhada média mal ou mal passada, mas nunca bem passada pois vamos ter pastilha elástica. Este corte de vitela foi muito tempo conhecido entre os profissionais do desmanche como o "naco do talhante" pois era a parte que ficava para o consumo do talhante. Em inglês chama-se "hanger steak" muito famoso em França como " onglet" conhecido em Itália como "lombatello" ou Espanha como "solomillo de pulmón"
Se separado em dois uma das peças dá origem a outra chamada de Skirt Steak.
A confeção do lombelo deve ser sempre a temperaturas elevadas e rápida pois como já disse o ponto certo é médio mal ou mal passado, quer seja nas brasas, selado na sauté ou mesmo numa passagem depois de marinado pelo forno.
Se se respeitar esta preparação iremos ter um bife extremamente suculento e macio, com um sabor forte a carne devido á infiltração de gordura intra-muscular neste tipo de corte.
Quer saber algo mais? Quer experimentar? Fale comigo através do meu email, deixe o seu contacto que entrarei em contacto com a maior brevidade possível. pedro.albuquerque@gelcentro.pt 

Comentários