Tamboril.
No mercado há para além do tamboril inteiro e fresco, lombos de tamboril com e sem pele de várias origens e ainda as bochechas de tamboril, mas as qualidades dos peixes são diferentes consoante a origem.
Se falamos de bom ou muito bom, falamos de fresco inteiro, ou falamos de lombos de África sul, Namíbia ou Gran sol (águas frias do Atlântico Nordeste). A carne destes é mais suculenta e rija, ficando depois de cozinhada com uma textura única. É aconselhável que em receitas nobres de tamboril se utilize uma destas variedades.
Há no mercado outras origens mas de qualidade inferior como é o caso do tamboril chinês que é mais mole e langonhento, apenas interessante no que toca ao preço porque é barato, mas é de qualidade inferior, no entanto serve por exemplo para sopas e caldos.
Existem em diversos calibres desde 200gr até mais de 5kg; como é óbvio quanto maior, melhor textura, mais raro, melhor rendimento e mais valioso. Os calibres em torno do kg são os mais vendidos, mas há quem compre pequenos porque é mais barato ou os grandes por uma questão de rendimento.
As bochechas são menos vulgares, nem todos conhecem, mas para quem já utiliza adora, são de excelente textura e caem bem em diversas receitas.
📧 pedro.albuquerque@gelcentro.pt
📱 91 931 72 54
Comentários
Enviar um comentário