Sardinha assada.
Hoje venho falar de sardinha assada, esse prato tão nosso e tão especial. Bem sei que a maioria acha que sardinha fresca é que é boa, que congelada é seca...mas desculpem-me discordar.
Todos os anos como para aí aproximadamente 20 refeições de sardinhas assadas, frescas e congeladas, muitas vezes em zonas costeiras de praia onde as mesmas são mais típicas e o que vos posso dizer é que habitualmente quando falham, é com sardinha fresca...o ano passado aconteceu-me pelo menos 2 vezes.
Sempre que as preparo em casa habitualmente é congelada, e tenho uma forma de proceder que vou vou explicar, não sei se é a mais correcta, mas é como costumo fazer e costuma correr bem.
Primeiro que tudo deixo a sardinha a descongelar no frigorífico com algum sal por cima. Acendo o carvão e durante este periodo grelho pimentos. Preparo tomates com pepino, e alface com cebola, o pimento separado.
Não posso nunca esquecer de ter uma broa fresquinha, de preferência de milho que vai casar na perfeição com as minhas sardinhas. Preparo uma sangria tipo refresco com pouco vinho e muita gasosa, laranha, limão, hortelã (outras frutas disponíveis) onde á hora se coloca bastante gêlo.
Depois da mesa colocada no terraço exterior, sim porque as sardinhas consomem-se bem é ao ar livre, está na hora de verificar as brasas e proceder á grelha das mesmas. Colocadas nas tradicionais grelhas de sardinhas (algumas ainda meio congeladas), mais um pouco de sal para cima, as brasas com algum vigor, sem estarem mortiças, ponho a grelha longe das mesmas e dou para aí 5 minutus de cada lado, vigiando se a gordura faz encendiar ( se acontecer afasto ou viro o lado, ou ainda cubro com cinza as brasas com chama). Quando estão grelhadas, bem grelhadas, mesmo no final e no momento imediatamente antes de as tirar para a travessa, gosto de lhes passar por cima um generoso fio de azeite, que lhes entrará na carne deixando-as suculentas e nada secas.
Aceito a opinião de todos, mas também tenho a minha e as minhas sardinhas ficam sempre deliciosas...
Já apetece...
Comentários
Enviar um comentário