Nós portugueses como bom garfo e gulosos que somos, desde sempre transportámos por esse mundo fora as nossas receitas como influência a outros povos, e os doces claro que não podiam faltar.
Já ouviu falar em Quindim da baía? E Brisa do Lis? É provável que grande parte conheça ambos, mas haverá de certeza quem conheça mais um que outro, mas na verdade um originou o outro.
Na sua origem, as brisas do lis estão associadas aos conventos na região de Leiria onde as freiras utilizavam as claras dos ovos para engomar a roupa, sobravam então muitas gemas e dai nasceu a necessidade de inventar algo para escoar essas gemas; aí nasceram as brisas do lis que continham também associado um outro ingrediente, as amêndoas.
Na época colonial os portugueses fizeram a receita chegar ao Brasil, mas com a escassez de amêndoa naquela paragens foram forçados a inventar uma nova receita, em que a amêndoa é substituída por coco ralado e o nome passa a ser Quindim da baía.
O Quindim é muito famoso no Brasil, mas também muito utilizado entre nós.
O quindim apesar de ser preparado com muitos ovos, é uma excelente sobremesa de verão apesar de ser um doce conventual.
O Quindim existe em tamanho familiar e também em miniatura, tal como as brisas do lis.
Quando passar por Leiria facilmente encontrará pelas pastelarias locais as brisas do lis, quanto ao quindim se tiver curiosidade e vontade de provar pode tratar comigo: pedro.albuquerque@gelcentro.pt; tlm: 91 931 72 54
Comentários
Enviar um comentário