257. Feijoada de Búzios

 

Desta vez este "post" tem de certa forma uma parte de dedicação a alguns amigos.

Primeiro o António Vaz que me sugeriu que eu começe a pensar em alguma comida que ligue bem com vinho novo que por bandas de Almalaguês já se vai curando e em breve já se pode saborear essa "pinga nova"; este posta não é ainda a pensar nisso mas sim nos dias de vindima que se vão fazendo um pouco por todo o lado, esta fabulosa receita é uma excelente opção para estes dias, o feijão dá a força necessária para desenvolver o trabalho pela vinha, cortar os cachos, acartar os poceiros cheios de uvas, viarar os mesmos para o tanque onde vai iniciar o processo de fabricação do néctar; pelo meio da manhã uma merenda pela vinha, pão, queijo, enchidos costuma ser usual, para o almoço uma feijoada de búzios é um magnífico pitéu  é um prato forte mas não demasiado pesado e que encaixa na plenitude neste dia de atividade pela vinha, o dia da vindima.

Quando ponho esta publicação também penso no amigo Lino Santos e no Aires que sei que são adeptos duma boa feijoada de Búzios, seja para as vindimas ou por qualquer outra razão que envolva convívio e boa disposição.

Haverá diversas formas de preparar, também  de rentabilizando pois o búzio tem o seu custo, mas com a estratégia correta não tem necessariamente de ser um prato caro.

Incluir outros mariscos como miolo de ameijoa ou mexilhão permite reduzir a quantidade de búzio que é mais caro e eu no meu gosto pessoal gosto imenso de bastante couve a aparecer nas feijoadas seja ela qual fôr, bastante molho e feijão ou feijoca, piri-piri e até o sabor dos coentros abundantes me valorizam qualquer uma.

Há por aí mais amantes de feijoada de Búzios? Alguma receita com originalidade que nos queiram partilhar? De certeza que a malta agradece.

Já agora boa vindima para todos que andam por estes dias nessa tarefa.


Comentários