Mexilhão meia concha da Nova Zelândia
Chegam-nos dos mares longínquos da Nova Zelândia, são um excelente aliado de dietas saudáveis, ricos em vitaminas, minerais e proteínas de baixo teor calórico.
Devido á enorme variedade de mariscos existentes, chegam até a ser esquecidos ou remetidos para segundo plano, mais associados a petiscos, entradas ou apenas complemento de prato principal, mas na verdade e devido ás suas magníficas características são uma excelente opção para iguaria principal em qualquer cardápio sobretudo os melhores, até porque são um produto de eleição dos grandes Chefs.
Este fruto do mar, molusco e bivalve tem inúmeras características que o transforma num super alimento sendo o seu consumo associado a saúde. Tem elevados índices de vitamina B12 que garante o funcionamento adequado dos sistemas nervoso e cardiovascular e auxilia na regeneração muscular.
Se falarmos de proteínas o mexilhão vence mesmo os moluscos mais famosos, como a lula e o polvo. Numa porção de 100 g, obtém-se em média 24 g de proteína, nutriente fundamental para o bom funcionamento celular e o desenvolvimento de massa muscular. Além disso, se deseja adotar uma alimentação mais sustentável e menos calórica, este marisco é o substituto perfeito da carne vermelha.
O mexilhão, especialmente o de casca verde, muito comum na Nova Zelândia, é um ótimo anti-inflamatório. O consumo regular deste marisco é recomendado para evitar e aliviar inflamações, sendo útil para quem sofre de artrite reumatoide ou osteoporose. Esta mesma característica pode ajudar também a reduzir ocorrências de asma.
Além do alto teor de proteínas e vitaminas, o mexilhão também é uma excelente fonte de selênio, ferro, zinco, iodo e fósforo. Portanto, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, prevenir anemias e muito mais, além de ter importantes propriedades antioxidantes.
O ómega 3 é um ácido graxo muito benéfico à saúde, atuando em diversas frentes, da saúde da pele às funções cerebrais, o mexilhão também é rico em ómega 3.
Os benefícios são mais que suficientes, o sabor, textura e qualidade também são argumentos de peso, o preço não será de todo o problema, criatividade também acredito que há por aí que chega, o que lhe falta para criar uma receita que possa incluir no seu cardápio com estes fantásticos mexilhões e brilhar?
Mais dicas de gastronomia em: tribopedroalbuquerque.blogspot.com
Comentários
Enviar um comentário