255. Bitoque, do original ao ousado


 O bitoque talvez seja o prato português mais famoso, mais consumido e mais referenciado em toda a restauração em Portugal, mas pode ser apenas o tradicional com febras de porco fritas, batatas fritas, arroz branco e ovo frito, ou pode ser diferente?

Felizmente já há muito quem pense em bitoques diferentes, até mais saudáveis onde já se incluem ingredientes diferentes e sem que sejam necessariamente fritos, claro que acredito que há quem não dispense o original e as maravilhosas batatas fritas, mas também há quem pense em comidas mais saudáveis e que variáveis ao bitoque por exemplo grelhado e com legumes também são opção, e o famoso ovo também pode ser confecionado doutra maneira, por exemplo grelhado numa chapa.

Quando pensamos num bitoque, em geral associamos a febras de porco, mas pode ser também de bovino, aqui neste caso e porque em geral pensamos num bitoque como uma opção relativamente económica, há que saber escolher o corte adequado pois não pode ser um corte nobre que torna excessivamente caro o prato, mas também não pode ser carne de cortes muito baixos de qualidade pois podemos comprometer também a qualidade do prato que vamos apresentar, neste caso a seleção adequada é importantíssima.

Para além do bitoque de porco e novilho, podem ainda fazer-se com frango ou peru, mas  também já há versões mais ousadas de bitoques vegan para os ovo-lácteo-vegetarianos. 

Não sei se já existe por aí algures, mas eu até acho que um restaurante especializado apenas em bitoques de todo o género poderia ser um modelo de negócio interessante, com muita margem á inovação...por exemplo já imaginaram como poderia ser um bitoque de bacalhau? Hum...eu acho que poderia ser muito interessante....

Bem depois disto tudo, vai um bitoque?

Comentários