Fraldinha de novilho.
A fraldinha de novilho é um corte tipicamente brasileiro embora a sua origem remonte a 1967 e a França; este era um corte pedido por uma senhora francesa ao talhante Marcos Bassi (um brasileiro radicado em França) que lho preparava como ela pedia. Em França este corte é conhecido por bavette e era até então desconhecido dos brasileiros, o nome por que foi batizado no Brasil tem que ver com a posição dessa peça de carne que está localizada na virilha do animal; hoje a fraldinha é muito usada no churrasco brasileiro a par da maminha e da picanha, é também chamado de bife do vazio ou simplesmente vazio.
Esta peça é normalmente grelhada inteira compactada num espeto, lume com consistência para que o tempo não seja demasiado na grelha, para não secar a carne. Para se conseguir um produto final a 100% a fraldinha deverá estar bem descongelada e não deve estar demasiadamente fria; deve cortar-se depois de grelhar e repousar 2 ou 3 minutos, e deve ser cortada perpendicularmente ao sentido da fibra.
Deve sere grelhada apenas com sal, pois como a peça tem alguma gordura e fibras, acabará por ser o sal e as suas gorduras a realçar o sabor excelente desta peça de carne.
A fraldinha é uma carne menos macia porque se encontra numa região do animal onde ele movimenta muito os músculos, nessa região eles são mais pequenos e com mais colagénio, pelo que nunca se deve passar muito esta carne para que não fique dura.
É ideal para cortar em tirinhas (sempre perpendicular aos veios) e para servir como petisco numa tábua.
Sal grosso, azeite com piri-piri, alho, molhos fortes, são coisas que combinam com este corte de carne.
Mais dicas de gastronomia em: tribopedroalbuquerque.blogspot.com
Comentários
Enviar um comentário